Europeias 2019

Eleições Europeias 2019 – a Liberdade, Igualdade, Solidariedade e Justiça também vão a votos!

Estamos em plena campanha eleitoral para as Eleições Europeias de 2019 e preparamo-nos para decidir quem nos irá representar no Parlamento Europeu nos próximos 5 anos. O SOS Racismo não quer passar indiferente a mais este momento de democracia na nossa história colectiva.

São preocupantes muitos dos sinais que nos chegam da Europa, de movimentos e partidos com discurso e acção deliberadamente racista e xenófoba. Não é inocente grande parte do discurso populista crescente, que aponta ‘o outro’ como origem dos nossos problemas, que sublinha a diferença como causa da violência, injustiça e desigualdade, e que aposta em excluir, em não respeitar. Não devemos considerar inocente também, quão manipulados estaremos a ser ao olharmos ‘o outro’ dessa forma.

Nestas próximas eleições, o SOS Racismo identifica como questões prementes que precisam de resposta:

  • Como tornar efectivo o combate ao racismo? Que medidas adoptar para erradicação dos crescentes movimentos racistas e xenófobos na Europa?
  • Como prevenir e punir atitudes discriminatórias de Estados Membros, em especial no que respeita a minorias étnicas?
  • Como garantir melhor acesso à saúde, à educação, à habitação, ao emprego, a bens e serviços fundamentais às várias minorias étnicas e religiosas que coabitam na Europa, elementos centrais de uma verdadeira inserção social?
  • Que papel pode e deve ter a União Europeia e os seus estados membros no âmbito da proteção dos direitos fundamentais das pessoas que procuram o espaço europeu, com o objetivo de requererem o estatuto de asilo ou de residência?
  • Que medidas propor para a regularização efetiva de cidadãos estrangeiros indocumentados? Como promover a participação política dos imigrantes no espaço europeu?
  • Como combater o tráfico de pessoas?
  • E como converter o projecto de Europa-fortaleza e suas agências, como o FRONTEX e o EUROSUR?

A Europa que vai a votos constituiu-se como união e encontro entre os povos. É a esta Europa que queremos dar força, mas fazendo-o de modo esclarecido e fundamentado. Por este motivo, o SOS Racismo questionou directamente as candidaturas às eleições europeias, para saber e dar a conhecer como se posicionam aqueles que nos querem representar. Infelizmente, e até ao momento, não obtivemos muitas respostas (ver anexos). Não podemos deixar de lamentar e de nos preocupar que tal possa ser reflexo da pouca atenção que estas mesmas questões merecem dos respectivos partidos e coligações. Ainda assim, dos esclarecimentos recolhidos, realçamos importantes propostas de compromisso que importa ver cumpridas.

A partir de 26 de Maio, mais uma vez permaneceremos atent@s e disponíveis para apoiar tod@s aqueles que se comprometam e que cumpram o projecto de uma Europa livre de racismo e xenofobia. A tod@s @s outr@s, resistiremos.

17 de maio de 2019

Pela Direção do SOS Racismo

Sara Neves

Para conhecer as posições do diversos partidos nas Europeias de 2014, visitar: https://www.sosracismo.pt/geral/respostas-das-candidaturas-as-eleicoes-europeias-a-questionario-do-sos-racismo