Uma despedida.

O nosso amigo João Antunes merece que expressemos publicamente a nossa dor. Sentimos todos os beijos que nunca mais lhe iremos dar, os abraços, as gargalhadas e discussões.

Era um dos melhores de nós. O SOS RACISMO está hoje muito mais pobre.

As despedidas formais serão feitas hoje (31 de Agosto) a partir das 16h na Igreja das Carmelitas, na rua de Gondarém, no Porto. Amanhã, terça-feira (14h) acompanha-lo-emos até ao cemitério Prado do Repouso.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Uma porta-voz de Madonna explicou ontem que a cantora sentiu a obrigação de fazer comentários contra a discriminação dos ciganos em vários países da Europa de Leste, acabando vaiada por parte dos 60 mil que foram ao seu concerto de quarta-feira em Bucareste, na Roménia, devido aos relatos dos músicos do Trio Kolpakov, que integram a digressão ‘Sticky and Sweet’.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Milhares de fãs vaiaram Madonna, que actuava anteontem em Bucareste, capital romena, no âmbito da digressão ‘Sticky and Sweet’, que já passou por Portugal. A intérprete de ‘Like a Virgin’ manifestou-se contra a discriminação de que é alvo o povo cigano na Europa de Leste, mas o público não gostou da lição de moral e vaiou-a.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Pelo menos 150 ciganos pediram para abandonarem a Hungria, à organização estatal Autogoverno Nacional Cigano. Segundo o presidente da instituição, Orbán Kolompár, citado pela agência noticiosa húngara MTI, os ciganos querem que lhes seja emitido um certificado em como “são perseguidos e alvo de ataques terroristas em série”. Os pedidos de ajuda aludem aos ataques em série que mataram seis ciganos desde o ano passado, tendo os seus presumíveis homicidas sido detidos na sexta-feira.

Untitled

Notícia da Rádio Renascença: A marginalidade deve ser combatida, mas sem estigmatizar os imigrantes. É o apelo do pároco da Amora que tem a responsabilidade da Quinta da Princesa, no Seixal. De recordar que, no local, ainda se mantém um forte dispositivo policial na sequência dos confrontos da última madrugada.

Untitled

Notícia do Sol: A Microsoft está a ser acusada de racismo depois de ter apagado a cabeça de um homem negro numa imagem publicitária, substituindo-a por uma cara branca. O anúncio foi retirado da Internet, mas continua a ser alvo de chacota em diversos blogues

Untitled

Notícia do Público: Muitos dos moradores da Quinta da Princesa, no Seixal, onde esta noite houve confrontos e troca de tiros entre alguns residentes e a PSP, queixam-se que a polícia intervém neste bairro problemático de forma “racista” e discriminatória”. Neste momento, vários elementos das forças de segurança permanecem no local para assegurar a manutenção da calma, mas a população entende que é a polícia quem provoca e inicia os desacatos.