Notícia do Público: A segunda volta das eleições presidenciais no Zimbabwe não foram “nem livres nem justas”, consideraram hoje os observadores do Parlamento Pan-africano, que pediram a realização de um novo escrutínio.O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz em 1984, já disse, também hoje, que apoiava uma intervenção internacional. Tutu defende mesmo, em último recurso, o uso da força, sob a égide da OUN, para estabilizar o Zimbabwe. Pediu também à União Africana que se unisse na rejeição do novo Governo do Presidente Robert Mugabe.
Mês: Junho 2008
Untitled
Notícia do Público: O advogado do líder nacionalista Mário Machado, José Manuel Castro, alegou hoje em tribunal que o Ministério Público não provou os factos imputados ao seu constituinte, apontando várias “lacunas” à acusação, a cargo da procuradora Cândida Vilar.No âmbito das alegações finais do julgamento em que Mário Machado é acusado, nomeadamente, do crime de discriminação racial, a decorrer no Tribunal Criminal de Lisboa, em Monsanto, José Manuel Castro pediu a absolvição do seu cliente, alegando falta de provas e afirmando que “o Ministério Público demonstrou lacunas na acusação”.
Untitled
Notícia do Público: A defesa dos direitos humanos e da cidadania plena levou a organização da marcha a, pela primeira vez, convidar associações extra-LGBT a desfilarem com o movimento. Associação para o Planeamento da Família (APF), Médicos pela Escolha e SOS Racismo (também a União de MulhereXs Alternativa e Resposta esteve presente, mas já não era estreante) juntaram-se à marcha para mostrar que “a causa” do movimento LGBT “não é de alguns” e “poder contribuir para que aquela não seja invisível”, disse ao PÚBLICO Sónia Lopes, da APF.
Untitled
Notícia do Correio da Manhã: O alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados denunciou que cem mil pessoas foram deslocadas, 62 morreram e 670 ficaram feridas nos principais centros urbanos da África do Sul devido aos ataques xenófobos das últimas semanas. Entre os mortos, 26 são cidadãos moçambicanos.