Untitled

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): O candidato conservador à chefia do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tem insistido no tema da imigração – que o Partido Popular (PP) elegeu como um dos dos eixos da campanha para as eleições de 9 de Março próximo -, tendo voltado a defender, anteontem, o seu controverso projecto de “contrato de integração” para os imigrantes extra-comunitários. “Não pode vir [para aqui] toda a gente. O pior que nos poderia acontecer era criarmos guetos”, afirmou Mariano Rajoy, em Madrid. O líder da Oposição anunciara no princípio do mês que, se vier a ser eleito, o seu Governo fará assinar aos referidos imigrantes um contrato que os vinculará a “respeitarem as leis e os costumes dos espanhóis” e “a aprenderem a língua”. Rajoy promete também lutar com firmeza contra a imigração ilegal e dar preferência aos imigrantes de países que tenham uma “ligação histórica” com a Espanha.

Untitled

Notícia do Diário Digital: Pelo menos cinco portugueses estão em prisão preventiva nas Canárias depois de terem transportado e tentado introduzir em Espanha onze imigrantes ilegais da Guiné-Bissau e Mauritânia a quem cobraram 44 mil euros pela viagem.

Untitled

Notícia da RTP (Internacional): O governo britânico lançou hoje a primeira fase de um novo sistema de imigração por pontos, orientado para regular a entrada de trabalhadores não comunitários no Reino Unido e que premeia o acesso dos mais qualificados. O sistema, inspirado no australiano, aplicar-se-á de momento aos trabalhadores com altas qualificações que já se encontram no território britânico e que querem alargar a sua estada.
Os requerentes receberão uma pontuação em função de factores como a idade, formação, experiência laboral e domínio do inglês.

Untitled

Notícia do Portugal Digital (Internacional): O novo órgão especializado das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos Humanos no Brasil aponta persistente incidência em casos de racismo, tortura, violência policial e discriminação contra a mulher. O relatório diz que o Brasil está no primeiro grupo de países que passará pela Revisão Periódica Universal, mecanismo criado em 2006, junto com o Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Untitled

Notícia do Diário Digital (Internacional): Quarenta organizações não-governamentais (ONG) acusaram hoje o Partido Popular (PP) espanhol de «agredir» os trabalhadores imigrantes com as suas propostas eleitorais, apelando a um voto dia 09 de Março «para derrotar a xenofobia».

Untitled

Notícia do Cidade Hoje: «Aqui não há dinheiro gasto, há dinheiro investido», disse o presidente da Câmara Municipal de Famalicão na inauguração, no dia 25 de Fevereiro, do requalificado Complexo Habitacional de Lousado. Foram quase 500 mil euros (100 mil contos) aplicados nas 54 habitações. voltou a mostrar a sua confiança na construção da Urbanização das Bétulas (para os ciganos da Estação) dentro do prazo de um ano. Para o arranque da empreitada falta o aval do Tribunal de Contas, o mesmo organismo que deve aprovar as contas da Urbanização das Austrálias (Requião) para que as 12 casas sejam entregues às famílias.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias. Festas e feiras, visitas a museus através de guias muito particulares, um concurso de fotografia e uma viagem de comboio para 150 jovens são algumas das 500 actividades que irão decorrer até ao fim do ano, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural que hoje se inicia. O programa – apresentado esta tarde no Museu de Etnologia, em Lisboa, com a presença dos ministros da Presidência, Silva Pereira e o da Cultura, Pinto Ribeiro – contém iniciativas para todas as idades, mas está vocacionado em especial para crianças e jovens.O objectivo “é que as pessoas se relacionem, aprendam e se transformem com a multiculturalidade e entendam a riqueza que ela contém”, disse, ao JN, a recentemente nomeada alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Rosário Farmhouse.