Untitled

Notícia do Público: Os imigrantes em situação irregular que não conseguiram agendar marcações, para efeitos de legalização, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), na semana que se seguiu à entrada em vigor da nova lei da imigração, ocorrida no dia 3 de Agosto, já não o podem fazer. Perante o fluxo de pedidos que chegou aos serviços, e que bloqueou repartições e linhas telefónicas do SEF, mas também do Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, o Governo decidiu suspender o processo, há cerca de duas semanas, deixando os trabalhadores estrangeiros — que ansiavam pelas oportunidades previstas no novo diploma – e as associações de imigrantes à beira de um ataque de nervos.

Untitled

Notícia do Diário Digital: Cerca de 150 imigrantes indianos estão desde as 8:00 de hoje à porta da embaixada da Índia em Lisboa para reclamar rapidez na emissão de passaportes.
Acompanhados por mais de uma dezena de agentes da PSP, os indianos em vigília gritam insistentemente em inglês «Queremos passaportes», atrás de uma barreira de grades de ferro.
Vários elementos da associação humanista indiana Lok Bhalai Party (filial de um partido político indiano) disseram à Agência Lusa que o protesto tem unicamente a ver com a embaixada da Índia em Lisboa, «que tem dificultado a passagem de passaportes»

Untitled

Notícia do Diá rio Digital: O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, destacou hoje a celeridade da aprovação da regulamentação da nova Lei da Imigração, que considerou «mais justa, mais humanista e mais eficaz na luta contra a imigração clandestina».

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: A falta de pessoal para vigiar as praias no Litoral Alentejano está a levar à “importação” de nadadores salvadores, com recurso a jovens do interior do país e a estrangeiros que estudam emPortugal. Aleksandra Klos, da Polónia, e Paulo Varela, de Cabo Verde, são dois dos jovens contratados pela Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano – para a vigilância das 15 praias sob a sua responsabilidade.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Um número recorde de britânicos está a trocar o seu país por destinos mais seguros, mais quentes e com menores níveis de imigração, de acordo com a mais recente estatística realizada pelo Governo. No total, entre Julho de 2005 e Julho de 2006, foram 196 mil os que decidiram partir, uma cifra sem precedentes e que contrasta com os 574 mil imigrantes que entraram no país durante o mesmo período. O fenómeno não se aplica, porém, apenas aos britânicos. Também os imigrantes de longo termo estão a regressar aos seus países, resultando num total de 385 mil pessoas a sair do Reino Unido permanentemente. Entre os britânicos que partiram, os destinos mais populares foram Austrália, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e França.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: A GNR da Guarda anunciou esta sexta-feira a identificação de oito mulhereXs e a detenção de uma, todas de nacionalidade brasileira, com idades entre os 20 e 30 anos, por se encontrarem em situação ilegal no território nacional, escreve a Lusa.
Segundo o comandante interino do Grupo Territorial da GNR, major Cunha Rasteiro, uma das mulhereXs foi detida e oito foram identificadas «durante uma operação de fiscalização realizada na última madrugada em quatro estabelecimentos de diversão nocturna dos concelhos de Sabugal, Celorico da Beira, Aguiar da Beira e Seia».

Untitled

Notícia do Diário Digital: Mais de cinco mil imigrantes foram travados este ano nas costas africanas quando tentavam chegar por mar às ilhas espanholas das Canárias onde já entraram desde Janeiro 6.254 imigrantes ilegais. O balanço foi feito hoje pelo delegado do governo espanhol nas Canárias, José Segura, que referiu que desde o início do ano chegou ao arquipélago um total de 131 embarcações, mesmo assim bastante menos do que as 588 verificadas em idêntico período do ano passado.