Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Igor Jourist vive em Hamburgo, a cidade das 2500 pontes, que alberga um dos maiores portos do mundo. Jourist pertence ao número de jovens russos que optaram por imigrar para a Alemanha para tentar a sua sorte; hoje é considerado um dos empresários russos mais inovadores na Alemanha.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou ontem a Libreville, capital do Gabão, para uma visita de algumas horas, terminando assim um pequeno périplo pela África sub-sariana. O chefe de Estado francês reiterou que não é de “responsabilizar” a colonização pela “corrupção, os ditadores e os genocídios”. Nicolas Sarkozy voltou a justificar as restrições impostas pela França à imigração. “A França deseja ajudar a África a desenvolver-se. Mas, num dado momento, é necessário que alguém diga há 450 milhões de jovens africanos com menos de 17 anos, mas não podem ir todos para a Europa”.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: O militar da GNR acusado de tentativa de violação e auxílio à imigração ilegal, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, após ter sido ouvido hoje durante cerca de seis horas no Tribunal de Portimão, segundo fonte judicial.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias: “Aquilo está maravilhoso”, confessa Humberto Pinto, chefe de uma das famílias ciganas de Pombal, sobre o bairro onde vão ser realojados. Mas não esconde, como António Garcia, Carlos Salzar e Jorge Paulo, que há descontentamento e que têm problemas que querem ver resolvidos.”Não temos acessos à cidade, o cheiro que vem da ETAR é insuportável” e “não se admite que construam um bairro social dentro de um parque industrial”, acusam. São estas as queixas fundamentais que apresentam contra o bairro onde vão morar a partir do início de Setembro e que o secretário de Estado do Ordenamento, João Ferrão vai inaugurar na sexta-feira.Entre muitas queixas, a comunidade cigana diz que estão a ser “vítimas de racismo” ao serem colocados a viver num bairro só para a sua etnia. E como exemplo de xenofobia apontam o facto de ter sido fechado um túnel de comunicação que havia entre o bairro e a cidade.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Ao fim de quatro meses de investigações, a PSP do Seixal conseguiu deter um cabo-verdiano de 23 anos responsável por mais de 90% do tráfico de heroína e cocaína no Bairro do Jamaica, no Fogueteiro, considerado um dos bairros mais problemáticos da margem sul do Tejo.

Untitled

Notícia das Beiras: O novo bairro de habitações sociais de Pombal será exclusivo para a comunidade cigana de Pombal devido às queixas de outros moradores do município.“Este bairro vai ser só para essas famílias” porque já “tivemos problemas noutros locais quando misturámos pessoas de etnia cigana com outras pessoas”, afirmou à Agência Lusa o presidente da câmara Narciso Mota. “Temos já famílias ciganas no bairro João de Deus, mas essas famílias não se integraram” na comunidade local.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Os casos de lepra duplicaram em Portugal no ano passado, relativamente a 2005. Estes são os dados oficiais divulgados esta segunda-feira pela Direcção-Geral de Saúde, que confirmam uma tendência de aumento explicada pela imigração de pessoas oriundas de países onde a doença é endémica, noticia a Lusa. A lepra é uma infecção causada por uma bactéria que, nos casos mais graves, faz com que os doentes fiquem desfigurados.