Notícia do Correio da Manhã: A Polícia Judiciária (PJ) do Porto deteve três pessoas, um homem português e duas mulhereXs de nacionalidade brasileira, “suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável”, pela prática de auxílio à imigração ilegal e de lenocínio.
Mês: Junho 2007
Untitled
Notícia do Diário de Notícias: “Morar aqui e trabalhar aqui é do pior que pode acontecer a uma pessoa”, confessou ao DN uma mulher ao balcão de um snack-bar no Casalinho da Ajuda, em Lisboa. Queixa-se que na freguesia “falta polícia e cada vez há aqui mais droga, mais armas e assaltos. Na semana passada até tiros houve”. A a insegurança “tem aumentado muito desde que realojaram aqui ciganos e africanos. Andam sempre à guerra e aos tiros uns com os outros e assaltam as pessoas. Os mais idosos até têm medo de sair à rua, mesmo durante o dia”, contou ao DN uma moradora, que se recusou a revelar o seu nome, por recear ser depois agredida por alguém. Na mesma zona, outra residente observou que “muitas senhoras vêm para aqui de carro, saem e deixam ficar lá dentro a mala. Dizem que não faz mal, porque só vão num instantinho ao cemitério. Depois, quando voltam, desatam a queixar–se que arrombaram as portas ou partiram os vidros do carro para lhes roubarem as malas. E atiram sempre a culpa para cima dos ciganos”.
Untitled
Notícia do Portugal Diário e Jornal de Notícias: O primeiro site sobre as comunidades ciganas em Portugal, «Ciga-nos!», foi hoje lançado para estimular a inclusão social e sensibilizar a opinião pública com informação e divulgação dos projectos que envolvem esta minoria étnica, noticia a Lusa. O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) lançou hoje, no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, o site «Ciga-nos!», que no âmbito das actividades do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI), pretende fomentar dinâmicas de inclusão que abram espaço à inserção social e à valorização do património cultural desta comunidade, reforçando o diálogo e promovendo a cidadania.
Untitled
Notícia do Diário de Notícias: Os feirantes do mercado semanal da Brandoa estão contra a transferência dos vendedores ambulantes da Falagueira para o local onde todos os domingos se realiza a tradicional feira daquela localidade. No âmbito da estratégia de revitalização dos mercados municipais da Amadora, os comerciantes que tinham as suas bancas montadas junto ao mercado deixam de poder exercer a sua activi- dade nos terrenos privados que existiam em redor do mercado.A partir de amanhã serão obrigados a mudar para o terreno camarário onde se realiza a feira da Brandoa. Uma decisão que todos contestam. “Querem pôr-nos no meio do deserto!
Untitled
Notícia do Público: Foi ontem inaugurada, na paróquia de Amora, Seixal, a primeira igreja de toda a Europa dedicada ao beato João Batista Scalabrini (1839-1905), um defensor das comunidades migrantes.A inauguração coincidiu com a entrada em funções de Portugal na presidência da União Europeia – que será assumida dia 1 de Julho e que tem como um dos temas mais importantes da agenda a imigração. Este facto foi aproveitado pela paróquia da Amora que, homenageando Scalabrini como defensor dos migrantes, apela também à necessidade de defesa dos imigrantes que vivem em Portugal.
Untitled
Untitled
Notícia do Jornal de Notícias: Uma jovem cidadã sul-africana de 23 anos foi detida, no Rio de Janeiro, quando tentava transportar dentro do seu corpo cocaína para Portugal. À Polícia, confessou que era utilizada frequentemente por uma rede de S. Paulo (Brasil) para transportar no organismo cápsulas com cocaína pura para Portugal e Istambul.