Untitled

Notícia do Público: Meia centena de vendedores ambulantes de etnia cigana, conhecidos na região por tendeiros, concentraram-se ontem em frente da Câmara de Beja, para protestar contra a decisão do executivo municipal de passar os mercados semanais para os segundos e quartos sábados de cada mês.A manifestação fez deslocar para o local uma brigada de intervenção rápida da PSP, para evitar conflitos, mas a acção de protesto decorreu sem incidentes. O executivo camarário acedeu a reunir-se com a comissão representativa dos manifestantes.

Untitled

Notícia do Público: O Cine-Clube de Viseu exibe hoje o filme Colisão: uma cidade e variadas personagens multi-étnicas entram em colisão num olhar provocador sobre tolerância racial numa América contemporânea.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Um indivíduo, pertencente à comunidade cigana, disparou, ontem, contra um idoso, de 70 anos, instantes depois de se ter introduzido na sua residência e ter revistado as gavetas existentes no quarto. A vítima não foi atingida e, aparentemente, nada foi roubado.

Untitled

Notícia do Diário Digital: O Programa Especial de Realojamento (PER), lançado em 1993, «continua muito longe da conclusão», uma vez que apenas 11% dos municípios do país concluiu o programa lançado em 1993 e cujo objectivo era de «acabar com os bairros da lata».

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: A decisão está tomada. A Câmara Municipal de Lisboa decidiu intervir no Bairro do Condado, conhecido por Zona J de Chelas, avançando com a demolição de três blocos de apartamentos. São eles os lotes 527, 534 e 543. Situam-se nas traseiras da sede da Junta de Freguesia de Marvila e, segundo este órgão local, “compõem a zona mais insegura do bairro”.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Depois de uma curta perseguição, a GNR de Chaves e a de Valpaços detiveram, ao final de tarde de anteontem, cinco elementos de uma família de imigrantes romenos, que, algum tempo antes, terão assaltado duas residências em Ribeira de Oura (Chaves).

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): As autoridades marítimas de Espanha surpreenderam, ontem, 187 estrangeiros que tentavam entrar ilegalmente no país. As detenções verificaram-se ainda a bordo de cinco barcos provenientes de África que tentavam alcançar a costa espanhola nas zonas de Almeria, Andaluzia (Sul do país vizinho), e as ilhas Gran Canaria e Tenerife. Alguns dos detidos foram internados em hospitais devido a problemas relacionados com a baixíssima temperatura em alto mar (hipotermia) e as condições das embarcações.