Notícia do Portugal Diário: O director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, afirmou hoje que a actual da Lei da Nacionalidade origina «injustiças», pelo que apoia a revisão em curso do diploma. Comentando, assim uma notícia da edição de hoje do jornal «Público».
Mês: Junho 2005
Untitled
Notícia do Jornal de Notícias: Dois ucranianos, que estavam em situação ilegal em Portugal, foram identificados pela Polícia Marítima, na última madrugada, por pesca ilegal de bivalves, na ria de Aveiro.
Untitled
Notícia do Portugal Diário e do Diário Digital: Os fluxos migratórios portugueses para a Europa, marcados nos últimos tempos por denúncias de exploração de mão-de-obra em países como a Espanha ou a Holanda, vão ser debatidos hoje na Assembleia da República, em Lisboa.
Untitled
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): O Ministério Público do Brasil abriu um processo inédito por crime de racismo na Internet contra um jovem desempregado de São Paulo, cujo site divulgava ideias preconceituosas sobre negros e judeus.
Untitled
Notícia do Público e do Diário Digital: Os investigadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) temem que, caso seja aprovada a nova lei da nacionalidade sugerida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, haja um afluxo de estrangeiras grávidas a Portugal e, em simultâneo, o Estado seja obrigado a legalizar cidadãos estrangeiros que, por via da maternidade e paternidade, passam automaticamente a ter regularizada a situação no país.
Untitled
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Mais de 570 mil imigrantes ilegais vivem no Reino Unido indicou esta quinta-feira o Ministério do Interior britânico.
Untitled
Notícia do Público, do Diário Digital e da SIC: O Governo está a estudar a hipótese de se construírem centros para deter os imigrantes que se encontram ilegais em Portugal e que aguardam pela expulsão do país. O principal objectivo da medida é travar os estrangeiros irregulares que, uma vez detectados pelas autoridades, acabam por ser libertados e fugir durante o processo judicial de deportação. Esta proposta do Governo é contestada pelas associações humanitárias e católicas. Experiência na Portela deixa dúvidas. Situação nos outros países europeus.