Notícia do Jornal de Notícias e do Portugal Diário: O presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, admitiu a dificuldade em travar o aparecimento de “guetos” de imigrantes, muitas vezes com más condições de habitabilidade, naquele que é um dos concelhos do país com maior imigração.
Mês: Outubro 2004
Untitled
Notícia do Primeiro de Janeiro: O coordenador do Observatório da Imigração classificou ontem de “negócio bastante lucrativo” os descontos dos imigrantes para a Segurança Social, defendendo um sistema mais justo para estes contribuintes.
Untitled
Notícia do Jornal de Notícias: Nos oito meses em que o Parque Nómada está em funcionamento, registaram-se “grandes avanços”, designadamente em termos de hábitos de habitação, de higiene e de escolaridade”, disse, ao JN, o vereador da Habitação, Jorge Gouveia Monteiro.
Untitled
Notícia do Público, Correio da Manhã, Portugal Diário, Primeiro de Janeiro e Diário Digital: Proprietário de bar de alterne em Bragança condenado a sete anos de prisão por lenocínio, coacção, ofensa à integridade física e auxílio à imigração ilegal. Ano e meio depois da polémica desencadeada pelas «Mães de Bragança» contra as “meninas brasileiras”, que projectou a cidade para a capa da Time, já ninguém quer falar sobre o assunto, remetido agora para os tribunais.
Untitled
Notícia do Jornal de Notícias: Cansados de viver diariamente com situações de vandalismo e de insegurança, várias dezenas de moradores dos bairros da Ameixoeira, Torrinha e Galinheiras, em Lisboa, deslocaram-se, ontem à tarde, aos Paços do Concelho para entregar ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) um abaixo-assinado com 1260 assinaturas a reclamar o reforço urgente do policiamento e a pedir uma intervenção da autarquia na zona.
Untitled
Notícia do Público: O aumento do orçamento do Ministério da Administração Interna (MAI) para 2005 vai ser feito sobretudo à custa das receitas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Dos 15,5 milhões de euros que se somam ao orçamento de 2004, cerca de 11 milhões de euros provêm directamente dos cofres do SEF.
Untitled
Notícia do Público, Portugal Diário e Diário de Notícias: Os imigrantes “não estão só numa relação de dependência em Portugal: têm iniciativa, experiência, podem contribuir positivamente para o desenvolvimento da economia” nacional, disse António Vaz Pinto, Alto Comissário para a Imigração, reiterando que o “reconhecimento das habilitações e competências [dos imigrantes] tem de ser facilitado”, bem como os processos de reunificação familiar.
O coordenador do Observatório da Imigração, Roberto Carneiro, seguiu a mesma linha. Lembrando que “cerca de 5 por cento do PIB nacional é suportado pela imigração”, frisou que “não cresceríamos como crescemos em termos económicos se não fosse” esse fenómeno.
“Os imigrantes têm que deixar de vir à deriva para Portugal, sujeitos a máfias e sindicatos que traficam pessoas nas condições mais indignas”, sublinhou Roberto Carneiro, referindo o facto de o sistema de quotas utilizado em Portugal e na Europa estar desactualizado, face às necessidades empresariais de cada país.