Estudo Nacional sobre Comunidades Ciganas acessível para consulta

Este estudo foi desenvolvido entre Janeiro e Agosto de 2014 pelo Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa. Uma investigação que cruzou dados documentais, programas de política social, projetos de intervenção social e educativa e entrevistas presenciais de 1599 indivíduos de etnia cigana e alguns representantes institucionais.

Os dados recolhidos não são uma surpresa para quem conhece esta realidade de discriminação generalizada e enraizada na sociedade Portuguesa.

Este estudo pretende ainda ser o mote para o lançamento do Observatório das Comunidades Ciganas, dirigido por Carlos Jorge Sousa, que excluíu os representantes associativos das comunidades ciganas.
Serve também para a apresentação do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

O link para acecer ao documento em PDF:

http://www.acidi.gov.pt/noticias/visualizar-noticia/54be867b629d5/estudo-nacional-sobre-as-comunidades-ciganas-ja-disponivel.

SOS Racismo

Organização sem fins lucrativos que combate o racismo na sociedade portuguesa. Tem como principais objetivos promover a reflexão, denunciar e intervir com vista a uma sociedade que respeita a igualdade de direitos para tod@s, sem discriminações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *