Projecto Interligar

              (clicar na imagem para ir para o blogue)

Depois de uma 1ª fase que durou de Dezembro de 2006 a Outubro de 2009, iniciou-se em Janeiro de 2010 a 2ª fase do Projecto “Interligar”, ao abrigo da 4ª geração do programa Escolhas, tendo como parceiros a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Programa K´Cidade), a Gebalis, o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento do Alto do Lumiar e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens Lisboa Norte.O projecto tem como principais objectivos combater o insucesso e abandono escolar, promover a participação comunitária dos moradores e aumentar as competências escolares, sociais e pessoais das crianças, jovens e respectivas famílias do Bairro da Quinta da Torrinha, na freguesia da Ameixoeira. Desde a sua criação o projecto solidificou-se, fazendo actualmente parte do quotidiano de mais de 80 crianças e jovens, ao mesmo tempo que desenvolveu actividades em que participaram mais de 500 beneficiários.

Acções nas Escolas

Anualmente o SOS Racismo percorre várias escolas do país, a pedido das mesmas, para realizar debates sobre várias temáticas (imigração, racismo, direitos humanos, discriminações, desigualdades, cidadania, etc). Fá-lo numa perspectiva de participação com os alunos, promovendo o diálogo e a confrontação de ideias, muitas vezes utilizando dinâmicas inovadoras da educação não formal.

Escolas, professores, alunos, ou outros interessados podem contactar-nos através do email do SOS Racismo para marcar a sessão. Realizamos sessões desde o 2º ciclo até ao ensino universitário.

[scribd id=92441608 key=key-jtq5rb9mhnv25zueqmx mode=list]

Revista 2 pontos, Outono de 2009 in http://www.2pontos.pt/