Discriminação sob o olhar de… Prof. Hugo Monteiro

No último debate dinamizado pelo Núcleo do Porto do SOS Racismo, contámos com o professor Hugo Monteiro, da ESE/ IPP, doutorado em Filosofia, na especialidade de Filosofia Contemporânea, e com trabalho de investigação publicado nas temáticas da Desconstrução, Cidadanias e Filosofia Social e Política.

Em ambiente de tertúlia repensaram-se os conceitos do racismo, as formas de preconceito sustentadas nas “novas” formas de discriminação sustentadas em noções culturais que ultrapassam o mero biologismo.

Ficam aqui algumas fotografias desta tarde, para mais tarde ficará a publicação do texto  Professor Hugo Monteiro pelo SOS Racismo.

3 de Maio – Apresentação pública na nossa sede na Ameixoeira.

No âmbito das actividades do projecto europeu “Combating Racism and Xenophobia” (2011-2013), desenvolvido pela Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade com coordenação do Institute for Rights, Equality & Diversity (iRED, Grécia), no próximo dia 3 de Maio de 2012 a Númena – Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas e a associação SOS Racismo organizam em Lisboa uma sessão de apresentação pública do Portal da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade, com Tiago Ralha, investigador da Númena. A sessão será comentada por Ana Cruz, socióloga, coordenadora do Projecto Interligar desenvolvido pela associação SOS Racismo.

APRESENTAÇÃO

«No próximo dia 3 de Maio de 2012 realiza-se na sede da associação SOS Racismo, em Lisboa, uma sessão de apresentação pública do Portal da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade e do Atlas do Racismo, Discriminação e Igualdade desenvolvido pela Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade (RED Network – Rights, Equality & Diversity) no âmbito do projecto “Combating Racism and Xenophobia” (2011-2013), com a participação de uma equipa da Númena em conjunto com dezasseis organizações não-governamentais e centros de investigação de diferentes países europeus. O portal europeu e o projecto em curso serão apresentados por Tiago Ralha. A sessão será comentada por Ana Cruz (SOS Racismo), alargando-se de seguida o debate a todos os presentes.»