Untitled

Notícia do JN: Imigração e cinema cruzam-se na RTP2. A RTP2 estreia, em Setembro, uma série de 13 episódios protagonizada por jovens de bairros multiculturais país fora. “B.I.” é, ao mesmo tempo, documentário e concurso. A realização de curtas-metragens abre caminho à reflexão sobre a pertença e a identidade.

Untitled

Notícia do JN: Hispanos indignados com lei para a imigração no Arizona. Uma onda de cólera invadiu a comunidade hispânica nos Estados Unidos, após a entrada em vigor, na passada sexta-feira, dia 23, de uma nova lei para a imigração no estado do Arizona.Pela primeira vez na história da América, a lei autoriza a polícia a prender durante seis meses e a punir com uma multa de 2500 dólares um imigrante ilegal.A medida deverá ser discutida nos tribunais e poderá levar a uma tomada de posição de Barack Obama. De resto, o presidente do EUA já reagiu, afirmando que a lei é “irresponsável” e que “contraria os princípios básicos de justiça”, que os “distinguem como os americanos”.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Lei absolve suspeito de mandar matar. O homem acusado de ter planeado o roubo que culminou com a morte de um ourives, em Bajouca, Leiria, foi absolvido ontem da participação no assalto. Os guardas prisionais libertaram-no, mas, à saída da sala de audiências, foi detido por inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), para cumprir uma ordem de expulsão do território nacional.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Novo de Gogol Bordello chega às lojas’. Trans-Continental Hustle’, o novo álbum de Gogol Bordello, chega às lojas na segunda-feira. Produzido por Rick Rubin, o novo registo da banda de Eugene Hutz contém 13 temas e denuncia a influência da música sul-americana, concretamente da brasileira. ‘Uma Menina’ é o título de uma das canções, sobre a ligação de Hutz com os ciganos daquele país.Eugene Hutz e os Gogol Bordello apresentarão ‘Trans-Continental Hustle’ ao vivo a 10 de Julho, no Festival Optimus Alive!

Untitled

Notícia dos Correio da Manhã, Diário Digital: Processo contra superjuiz mobiliza e divide espanhóis. Milhares nas ruas apoiam Garzón.O processo contra Baltasar Garzón, por ter aceitado investigar os crimes do franquismo, continua a dividir os espanhóis. Ontem, realizaram-se em pelo menos 25 cidades espanholas manifestações de apoio ao juiz. Mas na capital, Madrid, desfilaram dezenas de pessoas numa contramanifestação promovida pela organização de Extrema-direita Falange, um dos grupos que processaram o magistrado.

Untitled

Notícia dos DN, Correio da Manhã: RAPPER NÃO PASSOU POR OPERAÇÃO STOP. MC Snake não consumiu drogas ou álcool, revela autópsia.O relatório da autópsia a MC Snake indica que o rapper não consumiu álcool nem drogas na noite em que foi morto a tiro por um polícia, noticia o ‘Correio da Manhã’. A investigação ao caso também descobriu que Nuno Rodrigues, o nome legal do cantor, não chegou a passar pela operação stop da PSP.

Untitled

Notícia do DN: Escolas pedem a lésbicas e ‘gays’ para esclarecer alunos.Mais de 80 escolas do País, secundárias e básicas, solicitaram à associação de jovens homossexuais a promoção de debates e explicação do tema aos adolescentes.

Untitled

Notícia do DN: MANIFESTAÇÕES CONTRA LEI. Imigração ilegal é crime no Arizona.Reacções. Obama e os democratas condenam a lei que alguns Governos da América Latina classificam de persecutória. Em Phoenix e noutras cidades do estado do Arizona sucedem-se as manifestações contra a mais repressiva lei anti-imigração dos EUA. Assinada sexta-feira pela governadora Jan Brewer, a SB 1070 – que entra em vigor dentro de 90 dias – considera crime entrar e permanecer ilegalmente no Arizona. O Presidente Barack Obama já ordenou ao Departamento de Justiça para verificar a legalidade do documento, criticado por países latino-americanos, em especial o vizinho México.

Untitled

Notícia do Público: Social-democrata Heinz Fischer foi reeleito com 78,94 por cento. Candidata da extrema-direita com 15,62 por cento nas presidenciais austríacas.A candidata da extrema-direita à Presidência da Áustria, Barbara Rosenkranz, obteve 15,62 por cento dos votos nas eleições, em que, sem surpresas, o social-democrata Heinz Fischer foi reeleito com 78,94 por cento, segundo os resultados provisórios oficiais.

Untitled

Notícia do Público: Legislação sobre imigração meteu-se no seu caminho. Senado dos EUA adia lei sobre alterações climáticas.A proposta de lei para o clima defendida pela Administração de Barack Obama — prioritária na agenda política do Presidente norte-americano — sofreu um forte revés com o Senado a adiar, sábado à noite, a sua discussão devido a uma polémica a propósito da reforma das leis de imigração.