Uma despedida.

O nosso amigo João Antunes merece que expressemos publicamente a nossa dor. Sentimos todos os beijos que nunca mais lhe iremos dar, os abraços, as gargalhadas e discussões.

Era um dos melhores de nós. O SOS RACISMO está hoje muito mais pobre.

As despedidas formais serão feitas hoje (31 de Agosto) a partir das 16h na Igreja das Carmelitas, na rua de Gondarém, no Porto. Amanhã, terça-feira (14h) acompanha-lo-emos até ao cemitério Prado do Repouso.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Uma porta-voz de Madonna explicou ontem que a cantora sentiu a obrigação de fazer comentários contra a discriminação dos ciganos em vários países da Europa de Leste, acabando vaiada por parte dos 60 mil que foram ao seu concerto de quarta-feira em Bucareste, na Roménia, devido aos relatos dos músicos do Trio Kolpakov, que integram a digressão ‘Sticky and Sweet’.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Milhares de fãs vaiaram Madonna, que actuava anteontem em Bucareste, capital romena, no âmbito da digressão ‘Sticky and Sweet’, que já passou por Portugal. A intérprete de ‘Like a Virgin’ manifestou-se contra a discriminação de que é alvo o povo cigano na Europa de Leste, mas o público não gostou da lição de moral e vaiou-a.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Pelo menos 150 ciganos pediram para abandonarem a Hungria, à organização estatal Autogoverno Nacional Cigano. Segundo o presidente da instituição, Orbán Kolompár, citado pela agência noticiosa húngara MTI, os ciganos querem que lhes seja emitido um certificado em como “são perseguidos e alvo de ataques terroristas em série”. Os pedidos de ajuda aludem aos ataques em série que mataram seis ciganos desde o ano passado, tendo os seus presumíveis homicidas sido detidos na sexta-feira.

Untitled

Notícia da Rádio Renascença: A marginalidade deve ser combatida, mas sem estigmatizar os imigrantes. É o apelo do pároco da Amora que tem a responsabilidade da Quinta da Princesa, no Seixal. De recordar que, no local, ainda se mantém um forte dispositivo policial na sequência dos confrontos da última madrugada.

Untitled

Notícia do Sol: A Microsoft está a ser acusada de racismo depois de ter apagado a cabeça de um homem negro numa imagem publicitária, substituindo-a por uma cara branca. O anúncio foi retirado da Internet, mas continua a ser alvo de chacota em diversos blogues

Untitled

Notícia do Público: Muitos dos moradores da Quinta da Princesa, no Seixal, onde esta noite houve confrontos e troca de tiros entre alguns residentes e a PSP, queixam-se que a polícia intervém neste bairro problemático de forma “racista” e discriminatória”. Neste momento, vários elementos das forças de segurança permanecem no local para assegurar a manutenção da calma, mas a população entende que é a polícia quem provoca e inicia os desacatos.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: A União Europeia (UE) vai criar novas políticas de imigração, disponíveis no final de Outubro, anunciou esta terça-feira o ministro das Relações Exteriores sueco, Carl Bildt, para responder a um pedido apresentado pela Itália, país onde chegam milhares de imigrantes clandestinos todos os anos

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Salvaram-se cinco, “reduzidos a esqueleto”, e contaram ter passado 23 dias no mar, sem combustível, comida, água ou socorro, apesar de uma dezena de barcos ter passado por perto. Outros 73 eritreus que como eles tentavam chegar a Itália morreram, dizem. As autoridades de Itália e Malta afirmam duvidar deste relato, mas as ondas de choque já se fazem sentir, desde a ONU à Igreja.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O desemprego continua a aumentar em Portugal, afectando cada vez mais a população imigrante. No espaço de um ano, os imigrantes que ficaram sem trabalho registou um aumento significativo, de 68 por cento, de acordo com dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).