Untitled

Notícia do Público: Cerca de 150 médicos imigrantes vão ter oportunidade de verem reconhecidas as suas equivalências, como já aconteceu com o russo Sergey Borisushkin, a terminar a especialidade em clínica geral e familiar no Centro de Saúde da Tábua. Na semana passada, o Ministério da Saúde aprovou o financiamento para o programa “Integração Profissional de Médicos Imigrantes”, que será desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Entre 1939 e 1945 Arthur Szyk combateu o nazismo do único modo que sabia: através do desenho. Agora, mais de meio século depois da sua morte, em Setembro de 1951, o Museu de História Alemão inaugura uma mostra, intitulada “Desenhando contra o nacional-socialismo”, que reúne as caricaturas, de teor político, deste judeu nascido na Polónia. É a primeira vez que a obra deste influente ilustrador é exposta na Alemanha.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: A Polícia de Segurança Pública efectua esta madrugada duas operações de fiscalização para procurar armas e drogas nos Bairros da Cova da Moura e da Boavista, revelou à agência Lusa fonte do Comando. Nesta operação, a Polícia de Segurança Pública (PSP) integra efectivos da Unidade Especial de Polícia e agentes das Brigadas Anti-Crime. De acordo com a fonte do Comando Metropolitano da PSP, estas acções prendem-se com as Operações Especiais de Prevenção Criminal anunciadas, esta semana, em Lisboa por aquela força.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Uma especialista em geografia humana defendeu este sábado que o realojamento das pessoas em bairros é insuficiente para resolver os seus problemas, que são sobretudo de precariedade no emprego, horários de trabalho extensos e falta de tempo para a família. A investigadora da Universidade Católica Alina Esteves procurou saber como se integram os imigrantes no território, analisando bairros periféricos de Washington, nos EUA, em comparação com cinco bairros da periferia de Lisboa relacionados frequentemente com a imigração, três deles de realojamento (Quinta do Mocho, em Loures, Chelas, em Lisboa, e Casal da Boba, na Amadora) e outros dois não (Paivas e Costa da Caparica, na margem Sul).

Untitled

Notícia do Público: A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou ontem à noite uma operação especial de prevenção criminal, simultaneamente na Quinta da Fonte e na Quinta do Mocho, Concelho de Loures, disse fonte do Comando de Lisboa.

Untitled

Notícia do Público: PSP realiza operação para prevenção da criminalidade no Bairro da Arroja. A PSP está desde as 07h00 a realizar uma operação de prevenção da criminalidade no Bairro da Arroja, em Odivelas, disse a porta-voz da polícia, comissária Paula Monteiro.No local, estão vários agentes do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e da Unidade Especial de Polícia a realizar buscas domiciliárias e a tentar detectar alegadas situações ilegais.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Mulher baleada no Porto pelo marido com prognóstico muito reservado. Os vizinhos contam, sem querer revelar a identidade, que o casal, de etnia cigana, “andava sempre a discutir”. Referem, também, que o marido, feirante, “lhe batia muito e toda a gente do bairro social sabia disso. Mas, é claro, são coisas entre o casal. Entre marido e mulher não metas a colher, sempre ouvimos dizer”.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Um partido checo vai oferecer bilhetes de avião à comunidade cigana para que esta abandone o país, informa o ABC. «O Partido Nacional anunciou hoje à comunidade cigana instalada na República Checa que está disposto a apoiar financeiramente a saída para onde quiserem, desde a Índia ao Canadá, de todos e cada um dos ciganos do país», pode ler-se no comunicado. Sem representação parlamentar, este partido de orientação nacionalista quer garantir o «êxodo» desta comunidade, para que não regressem ao país antes de 2010, já que «depois das eleições de 2010 já não será necessário este acordo invulgar». No entanto, o Partido Nacional não explicou esta insinuação.

CICLO DE CINEMA ASIÁTICO

7 de Setembro – 17 horas
DOLLS de TAKESHI KITANO
Japão – 2002 – 113’ – cor

DOLLS reagrupa três histórias de amor inspiradas no Bunraku, teatro de marionetas japonês.
Na primeira história, Matsumoto e Sawako são um casal feliz, mas as pressões das respectivas famílias obrigam-nos a escolher um destino trágico. Para proteger Sawako, Matsumoto liga-se a ela para sempre, unindo os corpos com uma faixa vermelha. Erram sem destino. Procuram aquilo que esqueceram. Uma viagem que vai durar o tempo de quatro estações.
Na segunda história, Hiro, um yakuza, regressa a um parque onde costumava encontrar a namorada. Trinta anos antes, era pobre e viu-se obrigado a separar-se da bela rapariga para abraçar o mundo do crime.
Na terceira história, Hakuma, cujo rosto está coberto com faixas, passa muito tempo a olhar o mar. Pouco tempo antes, ela era uma grande estrela da música que passava a vida a dar autógrafos e a aparecer na televisão. Nukui é o seu maior fã e está disposto a prová-lo.
Três histórias inspiradas nas emoções eternas do teatro Bunraku. Três histórias delicadamente enlaçadas pela beleza da tristeza. Três histórias de amor imortal.

O Kitano de hoje tem tudo o que amamos: um artista que procura renovar-se, encontrar novas formas de contar, de gerir o tempo cinematográfico, procurando o esboço mais do que a pureza, a ingenuidade mais do que a inocência, e que abre o seu cinema ao espectador evitando cuidadosamente toda e qualquer psicologia. Quase deixando para trás as história de yakusas que o tornaram célebre, Kitano realiza com DOLLS um filme em que se unem a dor e a beleza – cenários e guarda-roupa criados por Yohji Yamamoto – ingenuidade e violência interiorizada dos sentimentos, menos excessos que habitualmente.
No Teatro Nacional do Japão, assistimos a uma representação de bunraku (o teatro de marionetas japonesas). A peça interpretada é do dramaturgo Monzaemon Chikamatsu (1653-1724), o Shakespeare nipónico. Conta a história de dois amantes malditos. Na vida de hoje, um homem e uma mulher, o olhar vago, erram sem destino aparente, atados um ao outro por uma corda vermelha. Ela ficou louca no dia em que soube que ele por interesse iria casar-se com outra. A sua deambulação vai durar quatro estações. Paralelamente, um velho yakusa, sentindo a morte aproximar-se, regressa pela primeira vez ao jardim público onde, cinquenta anos antes, a noiva prometeu esperá-lo todos os sábados no mesmo banco… Noutra história, uma cantora de variedades tem um acidente de carro. Desfigurada, retira-se de cena. Mas um fã comete um acto radical…
Através destas três histórias alternadas, sombrias mas coloridas, embaladas pelo vento (Kitano é o mestre do vento), o realizador nipónico conta-nos com uma grande simplicidade três histórias de paixões malditas, de fidelidade e de amor, três histórias que terminam sempre mal, como seria de esperar. Os amantes são como bonecos, marionetas privadas de liberdade nas mãos do amor louco que as une, apanhadas entre o desejo e a pressão social. A paixão é uma prisão. A única saída é a morte.

FIM DE SEMANA DE FORMAÇÃO DO SOS RACISMO

28 DE NOVEMBRO A 1 DE DEZEMBRO
TOCHA – FIGUEIRA DA FOZ

28 de Novembro – 6ª feira
– CHEGADA

29 de Novembro – Sábado
– Energizer
– Tocha Notícias
(Objectivos da formação; Guia de sobreviência, Informações gerais e afins)
– SOS e os debates nas escolas: como fazemos?
– Simulação de um debate

ALMOÇO

– Energizer
– Humor e Racismo
(Luís Afonso)

Intervalo

– Biometria
(Carlos Alvarenga)

JANTAR

– Curtas, videos sobre sistemas de controle e vigilância dos cidadãos
MÚSICA E ANDANÇAS

30 de Novembro – Domingo
– Energizer
– Tocha Notícias
– Integração
(Jacques Lemiére, Rui Tavares)

ALMOÇO

– Energizer
– RAÇA: Apenas uma Palavra

Intervalo

– Darwinismo e a extrema-direita
(Vitor Almada)

JANTAR

– Teatrização sobre Humor e Racismo
MÚSICA & ANDANÇAS

1 de Dezembro – 2ª feira
– Energizer
– Tocha Notícias

– ASSEMBLEIA GERAL
– Projectos
– Agenda de actividades para 2009
– Eleição da direcção

ALMOÇO

PARTIDA

INSCRIÇÕES PARA OS NOSSOS CONTACTOS indicando nome, contacto de telefofe e email.
(Reservamo-nos no direito de aceitar todas as inscrições mas só aceitarmos totalmente após conhecermos a pessoa.)

Preço Total – €75
(inclui alojamento e refeições)