Untitled

Notícia do Correio da Manhã (internacional): Um homem ficou ferido com gravidade quando manipulava explosivos num apartamento na localidade de Clichy-la-Garenne, nos arredores da capital francesa, Paris, revelou uma fonte policial.
De acordo com o site do canal de televisão TF1, o homem, que perdeu as duas mãos na explosão, é um francês na casa dos 30 anos e confessou integrar uma “frente anti-radares”.
Além dos explosivos, no interior do apartamento foram também encontrados outros materiais utilizados no fabrico de engenhos explosivos e literatura de extrema-direita.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Os trabalham sobretudo no sector terciário, distanciando-se do perfil dos pais, em que os homens estão na construção civil e as mulhereXs fazem limpezas. São mais escolarizados e têm outras expectativas, “mais próximos dos quadros da juventude urbana contemporânea do que da cultura imigrante”, conclui um estudo sociológico sobre este grupo etário. Têm percursos profissionais muito semelhantes aos portugueses da mesma condição social, mas a realidade é que a maioria destes jovens é de classes mais desfavorecidas.filhos dos imigrantes africanos

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O SEF deteve em Lisboa um estrangeiro por auxílio à emigração ilegal e falsificação de documentos. Foi ontem presente a tribunal e ficou em prisão preventiva. Quando foi interceptado pelos inspectores do SEF, o homem, que pertence a uma rede que promove a emigração ilegal, identificou-se com um documento falso. Em sua posse tinha ainda vários bilhetes de identidade portugueses e cartas de condução – tudo falsificado.

Untitled

Notícias do Correio da Manhã: Apesar da chuva intensa, a acção-relâmpago levada a efeito ontem por 50 agentes da GNR na feira de Vila Nova de Cerveira, resultou na apreensão de centenas de peças de vestuário e acessórios provenientes de contrafacção, num valor que atinge milhares de euros.
Segundo o tenente Miguel Branco, comandante do destacamento da GNR de Valença, “a acção decorreu sem qualquer problema, apesar das tentativas de fuga, e foram instaurados dez processos-crime a indivíduos de etnia cigana”. Miguel Branco lembrou que “a GNR está determinada em combater fortemente este tipo de criminalidade”, anunciando para breve outras intervenções do género.

Untitled

Notícia do Correio da manhã (internacional): Quatro mulhereXs e dois homens, alegadamente pertencentes a uma rede de exploração de trabalho escravo em Espanha, foram extraditados para Portugal e ouvidos ontem, no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.
Este grupo de arguidos faz parte de um conjunto de 36 elementos, a maioria de etnia cigana, detidos no final do mês passado no Norte de Portugal e na Galiza, em Espanha, e que estão indiciados por crime de associação criminosa, sequestro, escravidão, tráfico de pessoas, branqueamento de capitais e burla.

Untitled

Notícias do Correio da Manhã: Dezenas de elementos da Polícia Judiciária de Aveiro cercaram ontem, às primeiras horas da manhã, um acampamento de etnia cigana localizado nas margens da Ria de Aveiro, na Gafanha d’Áquem, concelho de Ílhavo. A operação policial visava o controlo de identidades, mas o principal objectivo, amplamente conseguido, era a captura de dois reclusos, uma mulher, de 33 anos, evadida de Coimbra desde 1999, e um homem de 49, procurado há três anos.

Untitled

Notícias do Diário de Notícias (internacional): Nápoles volta a ser notícia pelas piores razões, pois, nos últimos dias, converteu-se num cenário de guerra aberta contra os campos de ciganos. O saldo é de pelo menos seis acampamentos queimados, numa onda de cólera que estalou com a tentativa de rapto de um bebé de seis meses por uma rapariga romena, que foi perseguida por pais e vizinhos.

Untitled

Notícia do Público: O líder nacionalista Mário Machado, que saiu ontem em liberdade, disse hoje à entrada de mais uma sessão do julgamento em que está envolvido com mais 35 arguidos que está arrependido de alguns actos, reafirmando que foi um “preso político em democracia”.