Untitled

Entrevista no Diário de Notícias (Embaixador da Ucrânia): A Embaixada da Ucrânia tem registo dos ucranianos que estão a sair de Portugal?Não, quem tem esses dados é o Serviço e Estrangeiros e Fronteiras. Mas não temos a ideia de que estão a sair muitas pessoas de Portugal.As associações e os próprios imigrantes indicam que sim.Não diria isso, pela quantidade de pessoas que atendemos diariamente na Embaixada.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: A Confederação Intersindical Galega promete formas de luta duras a partir de Junho, nomeadamente o recurso à greve e a manifestações de rua, se não forem respeitados os direitos dos trabalhadores portugueses. O aviso foi feito à Inspecção-Geral da Galiza, a quem deram dois meses para exigir o cumprimento do acordo colectivo para o sector.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Milhares de imigrantes ilegais querem regularizar a sua situação ao abrigo da nova lei da imigração, mas poucos estão a consegui-lo. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebeu 31 427 pedidos de legalização ao abrigo do regime excepcional, mas apenas 4337 obtiveram parecer favorável. A esmagadora maioria são cidadãos brasileiros.Os imigrantes regularizaram-se ao abrigo do artigo 88, uma medida excepcional para quem tenha um contrato de trabalho e entrado em Portugal depois de 2001, ano em que houve a última regularização extraordinária para todos os imigrantes. Entretanto, cerca de 20 mil brasileiros que imigraram até 11 de Julho de 2003 legalizaram-se através do chamado acordo Lula, que deu condições especiais aos cidadãos de ambos os países.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Diário de Notícias: O dia foi de festa no Bairro das Laranjeiras, em Moscavide, onde o portista Ricardo Quaresma se deslocou ontem. Tratou-se de uma acção de solidariedade e de um regresso às origens (foi o berço de Harry Potter para o futebol), que atraiu dezenas de fãs e muita comunicação social, ávida em saber das hipóteses do avançado rumar a um qualquer campeonato milionário na próxima temporada.Quaresma fez-se transportar num Mercedes e teve direito a segurança. Um pormenor, este último, meramente assessório, pois a tarde do craque do F. C. Porto faz-se de abraços, beijinhos e muitos autógrafos. A ideia partiu da Câmara Municipal de Lisboa, que ofereceu ao jogador o “Foral Manuelino da Cidade”. A iniciativa enquadrou-se no Ano Europeu do Diálogo Intercultural e sendo o portista um símbolo da etnia cigana, a jornada redundou num êxito absoluto.

Untitled

Notícia do Observatório do Algarve: Apesar de serem conhecidos pela herança de miscenização étnica e cultural, dos casamentos mistos e da actual legislação punir racismo e discriminação, um em cada cinco portugueses são racistas. Neste contexto, revelado por uma pesquisa do Instituto de Ciências Sociais acerca das atitudes e valores dos portugueses, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que se celebra hoje, 21 de Março, por decisão tomada em 1965 pela ONU, reveste-se de uma insuspeita actualidade. O sociólogo João Filipe Marques, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, cuja tese de doutoramento “do «não racismo português» aos dois racismos dos portugueses” tem lançamento marcado para o próximo mês de Abril, salienta: “É na denúncia implacável dos afastamentos aos princípios da igualdade cívica, jurídica e política de todos os indivíduos que se pode, senão eliminar, pelo menos reduzir à mínima expressão as paixões racistas dos homens”.

Untitled

Notícia do Portugal Diário (Internacional): Os imigrantes latino-americanos em Espanha vivem em condições equivalentes às das favelas brasileiras, havendo casos em que pessoas são obrigadas a alugar uma cama por hora para dormir, alertou o relator especial das Nações Unidas ONU para a Habitação, segundo noticia a agência Lusa. No relatório apresentado à ONU sobre a situação em Espanha, o relator especial para a Habitação Miloon Khotari alerta que os imigrantes continuam a sofrer discriminações naquele país, onde ainda «podem ser presos por não terem tecto».

Untitled

Notícia do Público (Internacional): O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anulou hoje uma condenação à morte de um cidadão afro-americano da Luisiana, porque considerou que a questão da raça teve um papel indevido no caso, em que o júri seleccionado era todo composto por cidadãos brancos.Numa votação por 7-2, o tribunal decidiu que Allen Snyder, que em 1996 foi condenado e sentenciado à morte por ter esfaqueado quinze vezes a sua mulher, com problemas mentais, e ter morto o homem com que ela estava a falar na altura.

Untitled

Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 45 cidadãs estrangeiras e deteve seis portugueses, em flagrante delito, pela prática dos crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio qualificado, na madrugada de domingo numa operação em Vila Nova de Famalicão.

Untitled

Notícia do SOL: A aplicação dos fundos comunitários em Portugal estabelece pela primeira vez medidas de intervenção específicas para acolher e integrar imigrantes em Portugal, segundo o Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Interculutral (ACIDI)

Untitled

Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procura quatro imigrantes ilegais marroquinos que escaparam de uma operação, em Lisboa, em que foram detidos outros nove que entraram no país escondidos num navio de carga, disse fonte daquele organismo.Fonte do SEF confirmou hoje que treze imigrantes ilegais de nacionalidade marroquina chegaram domingo a Portugal a bordo de um navio de carga proveniente de Casablanca, Marrocos, sendo que “quatro continuam foragidos”. A operação – desencadeada pelo SEF em estreita colaboração com a Polícia Marítima – decorreu no início da manhã de domingo e pouco depois do navio de carga “Nativa” ter atracado no porto de Santa Apolónia, em Lisboa.