Untitled

Notícia do Diário de Notícias: As vítimas de tráfico de seres humanos vão ter direito imediato a residência temporária em Portugal, dispondo de 30 a 60 dias para decidir se querem colaborar com as autoridades de investigação criminal. O acolhimento pode prolongar-se até um ano, com planos pessoais de integração. Estas são algumas das medidas do Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos elaborado pelo Governo e cuja consulta pública termina hoje. Nesse projecto, que coloca a exploração laboral no mesmo patamar da sexual, anuncia-se também um combate cerrado às empresas ilegais que empreguem pessoas traficadas.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: O Tribunal de Estremoz decidiu entregar a criança romena, que a mãe alegadamente tentou vender durante o fim-de-semana, em Casa Branca, Sousel, a uma instituição da igreja católica que acolhe vítimas de maus tratos, o Lar do Sagrado Coração de Maria, em Portalegre.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Um casal de nacionalidade romena tentou vender a filha de três meses, no sábado à tarde, na pequena aldeia de Casa Branca, no concelho de Sousel. A população encontra-se em estado de choque com esta situação.”Quando a mãe da bebé me perguntou, olhos nos olhos, se eu queria comprar a criança, eu nem queria acreditar”, revela, chocada, Cecília Oliveira, de 34 anos. “Já na presença do meu companheiro, disse à mãe do bebé, que estava a chorar cheia de fome, para entregar a miúda a uma instituição, mas ela não ligou e voltou a insistir”, revela.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Carro apedrejado. Vanda Lourenço não ganhou para o susto. Tinha acabado de jantar em casa de uns amigos no centro da Amadora e ia para casa, na Charneca de Caparica, pouco depois da meia-noite, quando percebeu que se tinha enganado no caminho. Ao passar junto ao Bairro de Santa Filomena, na freguesia da Mina, ouviu um barulho e sentiu estrondo na parte traseira do automóvel que conduzia.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: A GNR e PSP detiveram este fim-de-semana no Algarve sete mulhereXs estrangeiras ilegais em Portugal e cinco condutores com excesso de álcool em operações de fiscalização a estabelecimentos nocturnos e na estrada, informaram as autoridades policiais.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): A polícia brasileira desarticulou uma rede de tráfico de pessoas que aliciava ou raptava meninas no Sul do Brasil – onde são quase todas louras e de olhos claros – e as enviava para estados do Sudeste e do Nordeste para serem exploradas sexualmente.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Está pronto o primeiro Plano português contra o Tráfico de Seres Humanos. O documento prevê várias medidas de protecção às vítimas – que poderão optar por colaborar com a polícia e não ser expulsas – e visa aumentar o combate às grandes redes de tráfico de pessoas.