Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Uma advogada estagiária derrotou, em tribunal, a própria Ordem dos Advogados por não lhe ter alterado a data de realização do exame final de estágio para acesso pleno à profissão.A decisão judicial, proferida num processo judicial administrativo, considerou que a Ordem dos Advogados “violou o conteúdo essencial da liberdade religiosa” da causídica, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Apesar de discordar, a Ordem cumpriu “escrupulosamente” o decidido. A candidata acabou por fazer o exame, tendo ficado aprovada com a nota de 19 valores.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Maria Rosa espera poder estrear a sua casa nova, no final de Junho, mas igual sorte não terá a filha. Maria deixará a barraca onde vive há anos para passar para um fogo atribuído no âmbito do Programa Especial de Realojamento (PER), mas tanto ela como os vizinhos não estão satisfeitos. As barracas da freguesia de São João da Talha, no concelho de Loures, vão acabar. Só que não há casas para todos. Segundo os moradores, há 41 fogos para atribuir, quando vivem mais de cem famílias nos bairros 1.º de Dezembro e Vila Resende. A única solução para alguns é continuar a viver com os pais.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Os bispos católicos norte-americanos consideram que as propostas do Presidente George W. Bush para a reforma das políticas de imigração são “um passo na direcção errada”. Numa carta enviada ao Congresso em nome da Comissão Episcopal das Migrações, o bispo Gerald Barnes contesta sobretudo a (im)possibilidade de residência permanente para quem não tem documentos e os níveis de protecção laboral.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias e Público: Mação, vila do interior norte do distrito de Santarém, convive, entre a indiferença e a simpatia, com algumas dezenas de novos habitantes, vindos de vários continentes, uma “imigração” diferente da que habita outras vilas do país. Os “imigrantes” de Mação não vêm à procura de trabalho e melhores condições de vida, são investigadores a fazer mestrados e doutoramentos numa vila sem universidade nem escolas superiores. Estes “novos habitantes”, que vão rodando de dois em dois ou de três em três anos, vêm parar a Mação graças ao Centro de Investigação Internacional criado no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Público: O secretário-geral do PCP exigiu, ontem, do Estado medidas contra os movimentos de Extrema-Direita, que disse desafiarem a Constituição, e criticou a concepção de democracia apresentada pelo presidente da República no seu discurso do 25 de Abril.As palavras de Jerónimo de Sousa foram proferidas no final de um almoço comemorativo da revolução de 25 de Abril de 1974, promovido pela estrutura de Sintra do PCP nos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: A polémica que têm gerado as manifestações da extrema-direita em Portugal tem sido desvalorizada pelo Governo. O secretário de Estado adjunto e da Administração Interna quis ontem sublinhar que a proibição das manifestações “só pode ter lugar excepcionalmente”. No blogue A Nossa Opinião, do Ministério da Administração Interna, José Magalhães frisa que numa sociedade livre e democrática, e parafraseando o ministro António Costa, “a superioridade dos amantes da liberdade e dos democratas é sujeitarem a extrema-direita, que é inimiga da liberdade, a ter de beneficiar dela”.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O abandono escolar está a contribuir para o aumento da criminalidade em Portugal. O alerta é da Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil (CNASTI), que reclama uma intervenção determinada e eficaz no sector da educação para resolver um problema ‘terceiro-mundista’ que se mantém inalterável desde há dez anos no nosso País. Nos anos 80 e 90, as crianças saíam da escola e eram canalizadas para o sector industrial. Hoje, o trabalho infantil industrial é residual, mas não há alternativas, nem “novas oportunidades”, pelo que, em grande parte dos casos, o abandono escolar acaba por levar os jovens para a marginalidade, prostituição, criminalidade, toxicodependência e tráfico de droga

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Três imigrantes subsarianos perderam a vida quando tentavam alcançar as Canárias, a bordo de uma embarcação de 14 metros que transportava 82 pessoas e que foi rebocada, ontem, para o porto de Arguinequín, na Grande Canária, noticiaram as agências.Metade dos ocupantes da embarcação precisou de assistência médica após três dias no alto mar, sem comer ou beber.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias, Correio da Manhã e Público: Quatro dezenas de elementos do movimento nacionalista Terra Identidade e Resistência (TIR) concentraram-se, ontem, em Santa Comba Dão, a exigir a criação, em Vimieiro, do museu do Estado Novo em “homenagem a Salazar”. A exigência aconteceu no dia em que o antigo ditador faria 109 anos de idade (28 de Abril de 1898). Sem uma participação ostensiva, e sob vigilância atenta de um forte dispositivo policial, algumas dezenas de populares associaram-se à manifestação que culminou, ao final da tarde, com uma romagem ao cemitério onde Salazar está sepultado.