Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e do Público: Os portugueses são a população europeia que mais orgulho sente no seu passado (91,8%), só utrapassados na matéria pelos norte-americanos (92,8%), mas à frente da França (89%) e do Reino Unido (87,6%). É o que revela um estudo sobre “Identidade Nacional” do pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, cujos resultados serão hoje apresentados e discutidos numa sessão pública.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): O Tribunal de Copenhaga condenou ontem a estudante portuguesa Susana Santos à pena de dois meses de prisão, depois de a ter considerado culpada de danos e destruição de propriedade e ter dado como provada a agressão a um agente policial, informou a Embaixada de Portugal na Dinamarca. Contudo, como a jovem de 26 anos se encontra já presa preventivamente há 75 dias, a pena é dada como cumprida e a estudante pode regressar a Portugal perto do dia 5 de Março. Susana Santos, detida desde 16 de Dezembro em Copenhaga, vai ser deportada e está proibida, como resulta da sentença e à luz da lei de imigração do país, de regressar à Dinamarca nos próximos cinco anos. Fonte da embaixada portuguesa na Dinamarca explicou que este tipo de penalização é “relativamente comum” para determinados crimes na Dinamarca, onde as leis de imigração “são duras”.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): O Governo canadiano decidiu alargar o prazo de permanência dos trabalhadores estrangeiros temporários. Antes, tinham de abandonar o Canadá ao fim de um ano (podiam recandidatar-se, mas esperavam quatro meses para regressar). Agora, podem ficar até dois anos seguidos. O programa de imigração permite contratar temporariamente trabalhadores estrangeiros quando não há canadianos ou imigrantes com residência permanente disponíveis para determinadas ofertas de emprego. Para preencher as vagas com imigrantes, o empregador deve consultar o organismo que tutela o programa. E este estabelece o prazo de uma semana para ser apresentada, por qualquer cidadão canadiano, uma eventual contestação à entrega do trabalho a um imigrante.

Untitled

Notícia do Público: Mais de dois mil imigrantes inscreveram-se nas provas que, sábado, lhes poderão abrir as portas da nacionalidade portuguesa. É um dos requisitos da nova lei da nacionalidade, em vigor desde Dezembro passado: estrangeiro que queira ser português tem de demonstrar que conhece “suficientemente a língua” lusa. A primeira ronda de testes realizou-se a 20 de Janeiro. Inscreveram-se 952 estrangeiros, compareceram 597. Destes, 511 tiveram nota positiva.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Loulé deteve ontem de manhã, no centro da cidade, um jovem, português, de 19 anos, suspeito de ter agredido, violentamente, no dia 4 de Janeiro, a inglesa Mary Josephine Morgan, perto da Igreja Matriz, deixando-a inconsciente em plena via pública. (…) Mary Josephine Morgan, de 59 anos, ‘mãe adoptiva’ do atleta olímpico Francis Obikwelu, a quem ajudou nos seus primeiros tempos em Portugal, albergando-o na sua residência em Loulé, sofreu, devido às violentas agressões, fractura num ombro e no nariz, não tendo ainda recuperado totalmente e estando a fazer tratamentos de fisioterapia.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O regulamento da Lei do Serviço Militar consagra uma discriminação entre homens e mulhereXs no que diz respeito à comparência no Dia da Defesa Nacional (DDN).A lei geral estabelece que “a comparência ao DDN constitui um dever de todos os cidadãos”, mas a regulamentação deste diploma isenta as mulhereXs desta obrigatoriedade, ao permitir que compareçam na cerimónia de forma voluntária. O ministro da Defesa avalia neste momento “vários cenários, com vista à uniformização” da lei para os dois sexos.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícia: A situação social que se vive no bairro da Quinta da Mina, na Cidade Sol, freguesia de Santo António da Charneca, no Barreiro, continua a agravarse dia após dia e nem as habitações que foram entregues às famílias que ali vivem, no âmbito do Plano Especial de Realojamento (PER), têm escapado à destruição. Muitas das casas, em particular de três dos prédios, apresentam actualmente problemas graves nas estruturas. Paredes em mau estado, portas e janelas utilizadas indevidamente, casas de banho com elevados índices de humidade, escadas e elevadores têm sido alvo de uma acção que está a contribuir para a desvalorização dos imóveis.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã: O deputado do PSD eleito pelo Círculo da Emigração da Europa, José Cesário, mostrou-se, ontem, preocupado pelos casos de emigrantes portugueses que têm vergonha de que se saibam que são pobres. “Somos um país de emigrantes, sempre fomos, mas em Portugal conhece-se muito mal a realidade da nossa emigração”, disse o antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, durante um encontro no Centro Marítimo da Venezuela, antigo Centro Luso de Caracas.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: O processo que envolve suspeitas de corrupção no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), do Porto, na legalização de inúmeros imigrantes, que levou à detenção de quatro pessoas em Abril do ano passado, foi declarado de “especial complexidade” pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto. Esta declaração, efectuada antes do termo do prazo de inquérito, permitiu manter em prisão preventiva três dos principais implicados no caso. Funcionários do SEF, da Inspecção Geral do Trabalho, no Porto, e uma advogada de Barcelos. Em causa estão ainda crimes de auxílio à imigração ilegal, lenocínio e falsificação de documentos.