Untitled

Notícia do Correio da Manhã: A coroa de Lisboa (com a Península de Setúbal), a coroa do Porto (com partes dos distritos de Braga e Aveiro) e o Algarve foram, nos últimos seis anos, as zonas do País que registaram maior crescimento demográfico. Segundo o Retrato Territorial de Portugal, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o nosso país conta hoje com 10 569 milhões de habitantes, cerca de 200 mil mais do que em 2000. Este crescimento resultou sobretudo da transferência de pessoas do Interior para o Litoral e da cheg.ada de imigrantes

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O mais recente trabalho de genética populacional do biólogo Hélder Spínola veio confirmar a existência de uma herança comum entre Portugal e a Guiné-Bissau, que moldou de uma forma decisiva ambas as populações e as individualizou dos continentes a que pertencem (Europa e África).

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: H á pouco mais de um mês que Oksana Kravets, de 13 anos, iniciou, em Leiria, um curso da língua e tradições da sua terra natal, a Ucrânia. Nas horas em que se reúne com os amigos, compatriotas, sente-se mais próxima da irmã gémea, que deixou naquele país, quando, há ano e meio, veio com os pais para Portugal. E, por momentos, quase esquece que está num país estrangeiro. Diminui o aperto no coração que sente com a ausência da irmã, que não sabe quando voltará a ver.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Quatro embarcações com imigrantes clandestinos chegaram às costas das ilhas das Canárias entre ontem e anteontem, elevando para 31.000 o número de africanos que este ano tentaram entrar na Europa de forma ilegal através deste arquipélago espanhol.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Correio da Manhã: Um jovem de 18 anos foi morto à facada na noite de anteontem, no Seixal, na margem sul do Tejo, tendo os golpes mortais sido desferidos no interior do próprio autocarro em que viajava quando regressava a casa de familiares. As razões que conduziram ao crime não são ainda conhecidas, se bem que existam já duas versões – uma disputa ou uma tentativa de assalto.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Os bombeiros de Campo Maior e de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, foram esta semana vítimas de agressão durante o desempenho das suas funções. Foram dois episódios distintos, ocorridos em terras alentejanas, que obrigaram três bombeiros a receber assistência médica.Em Campo Maior, os bombeiros locais envolveram-se numa rixa no bar do quartel com quatro indivíduos de etnia cigana. Em Ponte de Sôr, os bombeiros foram igualmente agredidos enquanto socorriam um indivíduo que acabara de ser espancado.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Rui Pando GomesO crime praticado na ourivesaria Topázio foi o mais violentoQuatro indivíduos, presumivelmente imigrantes de Leste, assaltaram anteontem, cerca das 18h45, à mão armada, uma ourivesaria em Loulé, agredindo o funcionário. Este foi o mais grave de quatro roubos praticados na mesma noite naquele concelho algarvio: os outros alvos foram duas bombas de gasolina e dois gabinetes técnicos no edifício da Câmara.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: O chefe de Estado, Cavaco Silva, concedeu 34 indultos a reclusos, dos 816 pedidos recebidos e apreciados. Dos 34 indultos concedidos por Cavaco Silva, 28 visam a redução parcial de penas de prisão e os restantes seis preconizam a revogação da pena de expulsão. Este ano, foram mais 209 do que em 2005, os pedidos apresentados a Belém. No ano passado, Jorge Sampaio concedeu 56 indultos – com a concordância do ministro da Justiça, Alberto Costa -, entre os 607 requerimentos que lhe foram enviados.

Untitled

Notícia do Diário Digital: Portugal vai restringir, nos próximos dois anos, o acesso ao mercado de trabalho português de cidadãos da Roménia e da Bulgária, que aderem oficialmente à União Europeia no final do mês, disse à Lusa fonte governamental. Trata-se de uma derrogação ou moratória de dois anos à livre circulação/estabelecimento em Portugal de trabalhadores dos dois novos Estados-membros da União, uma medida já adoptada por sete dos actuais países comunitários. Estimativas apontam para a existência em Portugal de 60 a 80 mil residentes romenos, dos quais apenas 28 mil estarão legalizados.