Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Dois homens portugueses e uma mulher estrangeira foram detidos anteontem por elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por supostamente obrigarem mulhereXs que se encontravam em situação ilegal no nosso país a prostituírem-se para pagar documentos que permitiam a sua legalização.

Untitled

Notícia do Público e Portugal Diário: Dez por cento dos cerca de 40 mil imigrantes ilegais com processos pendentes conseguiu regularizar a sua situação desde Setembro, revelou ontem o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).Trata-se dos imigrantes que em 2004 tinham feito o registo prévio nos CTT e que, por razões burocráticas, tinham os processos pendentes.Em Agosto, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, assinou um despacho para facilitar a legalização destas pessoas.De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, cerca de 3700 cidadãos estrangeiros regularizaram a situação em três meses e mais de mil ilegais já foram contactados para comparecerem no SEF nas próximas semanas.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): “Parece-me que houve um uso excessivo de força. É para mim inaceitável ou inexplicável como é que foram disparados 50 tiros.” As palavras de Michael R. Bloomberg, mayor de Nova Iorque, ditas esta segunda-feira, só vieram dar razão àqueles que criticaram o modo como a polícia interveio numa briga à porta de um bar, em Queens, na noite de sábado. Um morto e dois feridos, um deles em estado muito grave (foi atingido 11 vezes) foi o resultado da intervenção policial.

Untitled

Notícia do Público: Pouco mais de meia centena de casos de discriminação totaliza as práticas ou crimes racistas registados pelas autoridades portuguesas entre 2004 e 2005, segundo os dados oficiais que constam no relatório anual do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC, na sigla inglesa). A escassez de informação prestada pelos Estados-membros sobre os incidentes racistas é uma das principais críticas da agência europeia relativamente ao período 2004/2005: a polícia portuguesa registou quatro casos e a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial tratou de outros 48 processos. Portugal é, por isso, apontado como um dos nove países com mecanismos “limitados” de recolha de dados judiciais sobre a criminalidade e violência racista, a par da Bélgica, Holanda, Estónia e Hungria, entre outros, segundo o relatório divulgado ontem.

Untitled

Notícia do Diário Digital (Internacional): Os ciganos da povoação romena de Glod, onde foram filmadas várias sequências do filme «Borat», amaldiçoaram o comediante britânico Sacha Baron Cohen por terem aparecido na longa-metragem como um grupo de pessoas primitivas, bêbadas e violadoras. Dois dos habitantes de Glod, que aparecem no filme como criminosos, entraram com uma acção judicial contra a produtora, exigindo uma indemnização de quase 40 milhões de dólares (30 milhões de euros). Os ciganos romenos declararam que não tinham contrato com a produtora e que foram enganados, já que foram informados de que se tratava de um documentário para sensibilizar as autoridades sobre a miséria em que vivem.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Uma multidão saiu às ruas de Nova Iorque para pedir justiça depois do incidente em que a Polícia matou um homem negro desarmado. Sean Bell, de 23 anos, foi morto no sábado ao sair de uma casa nocturna onde festejava a despedida de solteiro.Os manifestantes pediram a demissão do chefe da Polícia de Nova Iorque, Raymond Kelly, tendo o reverendo negro Al Sharpton dito que “não se pode permitir que isso continue a acontecer”.A Polícia disparou cerca de 50 tiros contra o carro onde estavam Bell e outros dois amigos. Um deles, Joseph Guzman, foi atingido por 11 balas e e está em estado crítico.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: José Magalhães, secretário de Estado da Administração Interna, prometeu regularizar todos os brasileiros inscritos ao abrigo do Artigo 71, dispositivo criado para legalizar os imigrantes que entraram em Portugal antes de 2003. A promessa implica a legalização de outros estrangeiros, já que se inscreveram 53 198 no pré–registo dos CTT e apenas 13 mil conseguiram legalizar-se.

Untitled

Notícia do Diário Digital (Internacional): O secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, chefia uma delegação de mais de dez especialistas portugueses que participam em Brasília, de segunda a quarta-feira, no I seminário luso-brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal. A delegação é integrada também pelo director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Palos. De acordo com uma comissão parlamentar que investigou no ano passado a emigração ilegal do Brasil, há cerca de 150 mil brasileiras que estão prostituir-se na Europa, mais da metade na Península Ibérica, devido à facilidade dos idiomas.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai mobilizar esforços no combate à pobreza, em particular em África. Esta foi uma das decisões tomadas durante a XXII Assembleia geral daquele organismo, que decorreu em Guimarães. A UCCLA quer reforçar o combate à pobreza, indo além dos apoios pontuais que tem prestado, ciente, contudo, dos obstáculos, muitos deles relacionados com a burocracia. “Vamos ensinar a pescar e não oferecer a cana de pesca”, referiu o secretário-geral Francisco Lopo de Carvalho.