Untitled

Notícia do Correio da Manhã: A mulher com sotaque estrangeiro e boné na cabeça a tapar os cabelos loiros foi obrigada a parar na operação da PSP. Tinha duas crianças no banco de trás do Volvo. A PSP lançou ontem uma gigantesca operação em toda a Área Metropolitana de Lisboa, junto às escolas, para fiscalizar o transporte das crianças.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Correio da Manhã: A SAD do Benfica afirmou ontem, através do site do clube, que o F. C. Porto publicou recentemente um texto de teor xenófobo – Karagounis e Katsouranis são alegadamente associados a violência física tendo como base o facto de serem gregos – e argumentou que os responsáveis do Dragão estão de “má fé” por acusarem Katsouranis de ter magoado Anderson com intencionalidade. O emblema da Luz reforça que o helénico não teve nem terá vontade de lesionar qualquer colega de profissão. “A generalidade dos comentadores e da Imprensa também é da opinião que o jogador limitou-se a disputar a bola”, pode ler-se.

Untitled

Notícia do Público, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: Portugal vai atribuir uma verba extraordinária de um milhão de euros para financiar as actividades do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Administração Interna, António Costa, durante a inauguração das novas instalações do Centro Português para os Refugiados, na Bobadela, em Lisboa. Construído de raiz num terreno com vista para o Tejo, o edifício dispõe de salas para formação, mediateca e espaço para aceder à Internet, creche e atelier de tempos livres, um campo polidesportivo, um auditório e um jardim. O novo centro serve para melhorar as condições de acolhimento e integração dos refugiados em Portugal.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: O concelho de Vila Verde vai apresentar cinco candidaturas ao programa “Escolhas”, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social para a prevenção da criminalidade e inserção de crianças e jovens provenientes de contextos socio-económicos com acentuada vulnerabilidade. Aprovadas pelo Conselho Local de Acção Social, as candidaturas variam entre 150 e os 250 mil euros em cada um dos dois anos de implementação.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Muitas pessoas estudam as raízes familiares por curiosidade, outros por vaidade aspirando a uma gotinha de sangue azul. Mas cada vez mais estrangeiros estão a remexer no passado para obterem a nacionalidade portuguesa. «Acontece muito», conta Luís Filipe Marques da Gama, responsável pela pesquisa genealógica no Instituto dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias, Público e Correio da Manhã (Internacional): O Governo francês reforçou o seu corpo policial em Marselha e impôs o regime de “tolerância zero” após o ataque de jovens encapuzados a um autocarro, na noite de sábado, que incendiaram com gente dentro, ferindo quatro passageiros. Um deles, uma mulher de origem senegalesa, de 26 anos, não conseguiu fugir às chamas e ficou gravemente queimada. Na sequência do ataque, os motoristas decidiram suspender todo o tráfego dos autocarros na cidade, situação que ainda ontem se mantinha.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Três jovens ingleses, de 22, 23 e 27 anos, foram condenados por um tribunal britânico a um total de 15 anos e seis meses de cadeia por um “ataque racista” – assim o descreveu o juiz – à bomba contra um prédio habitado por várias famílias portuguesas, totalizando 18 adultos e quatro crianças. O ataque com a bomba de pregos e parafusos ocorreu a 25 de Agosto do ano passado e não provocou feridos ou mortos apenas por sorte, já que o engenho artesanal foi colocado a escassos metros de onde um bebé de 14 meses – filho de emigrantes – brincava.

Untitled

Notícia do Público, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: Portugal concedeu este ano o estatuto de refugiado a 23 pessoas e atribuiu sete autorizações de residência por razões humanitárias. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, citados pela Lusa, o país recebeu até agora 109 pedidos de asilo. No ano passado tinham sido 102; e em 2005 houve 12 concessões de estatutos de refugiado e autorizações de residência por razões humanitárias. O Conselho Português para os Refugiados inaugura hoje, na Bobadela (Loures), as novas instalações do centro de acolhimento para refugiados, numa cerimónia que conta com a presença do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, e do ministro da Administração Interna, António Costa.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: A Estrada Nacional 109 serve de fronteira imaginária. De um lado fica a cidade de Aveiro, a chamada zona do Glicínias, onde estão constantemente a aparecer prédios novos e luxuosos. Do outro lado, por detrás de umas fábricas, perto de Verdemilho, moram 15 adultos e cinco crianças. Dividem três barracas que não reúnem as condições mínimas de higiene e habitabilidade. Nestes últimos 22 anos, muitas pessoas dos serviços de habitação social da Câmara Municipal de Aveiro passaram pelo bairro, mas nada foi feito, dizem os moradores. “A única coisa que fazem é dizerem para nos irmos inscrever para termos uma habitação deles, mas nunca mais nos arranjam uma casinha. Era muito importante conseguirmos sair deste sítio. Mas a verdade é que não se interessam porque somos ciganos”, diz Maria de Fátima Monteiro.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias (Internacional): A noite nos subúrbios das grandes cidades francesas, sobretudo da capital, foi ontem bastante agitada, com balanço de uma dezena de polícias feridos, dois autocarros incendiados e dúzias de carros destruídos, além de 50 detenções.Apesar dos números serem impressionantes, as autoridades francesas consideram que o aniversário do início dos motins de 2005 decorreu com relativa calma. As fontes policiais citadas pelas agências referiam um nível de incêndios “quase normal” ou, noutra definição, “ligeiramente superior ao habitual”.