Untitled

Notícia do Portugal Diário: Os suíços aceitaram novas leis mais restritivas sobre a imigração e o direito de asilo, de acordo com os primeiros resultados parciais de um referendo realizado este domingo. A nova lei sobre o direito de asilo prevê a rejeição, sem exame, dos pedidos de pessoas desprovidas de documentos de identidade. A lei suprime também a ajuda social a favor daqueles a quem seja negado o direito de asilo e volta a interditar a chegada à Suíça de imigrantes estrangeiros não europeus que não estejam previamente recrutados para um posto de trabalho preciso. Os candidatos terão de provar que dispõem de qualificações profissionais específicas e que não foi encontrado nenhum trabalhador suíço nem europeu para ocupar o posto de trabalho em questão.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Os processos de regularização maciça de imigrantes e uma proposta francesa para que sejam proibidos na União Europeia estão a marcar o debate dos representantes de oito países da Europa de Sul, reunidos esta sexta-feira em Madrid, escreve a Lusa. Espanha rejeitou a proposta francesa, que merece igualmente o apoio do Partido Popular espanhol, que responsabiliza o executivo espanhol por ter estimulado a recente onda de imigração ilegal ao ter legalizado cerca de 500 mil ilegais em 2005. O governo espanhol respondeu às críticas, afirmando que os imigrantes regularizados nesse processo já estavam em Espanha e, como tal, não vieram sob qualquer estímulo de uma amnistia.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Os países mediterrânicos da UE acordaram na necessidade de «harmonizar» e «fazer convergir» medidas para superar o défice de políticas comuns de imigração e as «novas realidades» do problema, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros. «Estamos num ponto de mudança e a Europa tem que se preparar rapidamente para antecipar problemas que, se não forem antecipados, nos conduzirão para o abismo ou a tragédia», sublinhou.

Untitled

Notícia do Diário Digital: A modernização da justiça, o uso de novas tecnologias e a vigilância electrónica são alguns dos temas que o ministro da Justiça, Alberto Costa, apresentará na conferência ibero-americana do sector que começou hoje nas Canárias (Espanha). «Trazemos uma mensagem que não é tradicional, mas sim inovadora, em torno das verdadeiras inovações que estamos a concretizar nestas áreas tão significativas», disse à agência Lusa Alberto Costa, no inicio da 15ª Conferência de ministros da Justiça ibero-americanos, que decorre até sexta-feira.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O relógio marcava as nove e meia da noite de segunda-feira. Artur Inácio estava a fechar as portas do Golfinho do Conde, um restaurante de que é proprietário na Quinta do Conde, Sesimbra, quando sentiu um arrepio na espinha. Com o cano de uma pistola encostado à nuca, o comerciante foi obrigado a reentrar no restaurante, forçado por um grupo de três assaltantes.Os três meliantes, todos negros, e aparentando 20 anos, entraram com as caras descobertas.

Untitled

Notícia do Público: A comissária europeia para as Relações Exteriores admitiu que os Estados membros da UE têm posições “muito diferentes” perante a imigração, apesar de todos destacarem a importância da adopção de uma política comum nesta matéria. Num encontro com os jornalistas à margem da cimeira interministerial sobre o tema a decorrer em Madrid, Benita Ferrero-Waldner admitiu que “não será fácil” conciliar posições ou definir “uma política europeia comum de imigração e integração”.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Quando abriu a porta foi surpreendida por um homem de faca em punho. Momentos depois a inglesa de 23 anos era violada na vivenda de um aldeamento turístico, na zona de Vale do Lobo, em Loulé. O suspeito, um imigrante romeno de 26 anos, foi detido anteontem, quatro dias depois do crime, pela Polícia Judiciária (PJ) de Faro. Presente a Tribunal, aguarda agora julgamento em prisão preventiva.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Três milhões de meninas são excisadas a cada ano. Na chamada África Negra, mas também na Indonésia, no Egipto e até na Europa. Há entre 130 e 150 milhões de mulhereXs no mundo a quem o clitóris foi cortado e esta senegalesa muçulmana a viver na Bélgica é uma delas. Em Lisboa para promover o seu livro e participar num seminário, fala deste crime e de como combatê-lo.

Untitled

Notícia do Público: A PSP de Santarém identificou hoje 24 pessoas numa rusga realizada em vários locais da cidade. Dez pessoas são imigrantes sem documentos. A rusga visou imigrantes e arrumadores de automóveis da cidade, alguns deles ligados ao tráfico de droga, tendo sido apreendida uma nota de 50 euros falsa e uma pequena quantidade de heroína, afirmou à Lusa uma fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Untitled

Notícia do Portugal Diário (Internacional): Cerca de 16.000 imigrantes clandestinos foram interceptados pelas autoridades italianas perto das costas da península entre 1 de Janeiro e 18 de Setembro deste ano, anunciou o ministro do Interior. A informação é avançada pela agência Lusa. Giuliano Amato, citado pela agência Ansa, precisou que foram interceptadas mais 3.000 pessoas relativamente ao mesmo período de 2005, ao intervir perante a Comissão de Assuntos constitucionais do Senado.