Untitled

Notícia do Correio da Manhã: De luto pela morte da mãe, Alberto João Jardim, líder do PSD-Madeira, dispensou ontem o hino do partido no discurso que fez na festa de Chão da Lagoa mas cumpriu a tradição ao atacar violentamente o “Governo da República” que, diz, “não tem condições, capacidade e competência para mudar o País e está a trazer-nos para o abismo”. “Os chineses estão a entrar por aí dentro, os indianos a entrar por aí dentro e os países de Leste a fazer concorrência a Portugal. Estão chineses aí?! É mesmo bom que eles vejam porque não os quero aqui.”

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O Tribunal da Relação de Lisboa condenou um homem cigano e os seus quatro filhos a penas de prisão entre os 12 e os 17 anos, pelo homicídio de um homem da mesma etnia, em Setembro de 2001, no Calhariz de Benfica, Lisboa. Este acórdão contraria a decisão do Tribunal da Boa-Hora que, em Fevereiro, determinara a absolvição de três dos arguidos.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias [União Europeia]: Duas barcaças, uma com 35 imigrantes e outra com 82, chegaram ao porto de Los Cristianos, no Sul de Tenerife, Espanha, além dos cadáveres recuperados de dois ilegais que não puderam ser resgatados na madrugada de sexta-feira passada e que ficaram num barco à deriva devido às más condições do mar. Fontes do Salvamento Marítimo asseguraram que uma patrulha da Guarda Civil transportou, anteontem à noite, até ao porto de Los Cristianos, os cadáveres dos dois imigrantes que não puderam ser resgatados na véspera e que integravam um grupo de 30 pessoas em que existiam mais dois mortos.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Desta vez, a viagem correu bem. Ao contrário de muitos que perderam a vida na travessia do Mediterrâneo e nas águas do Oceano Atlântico, 88 imigrantes ilegais subsarianos conseguiram ontem atingir as praias de Tenerife, no arquipélago das Canárias, onde foram assistidos.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Associações de imigrantes criam federação. A proposta partiu de duas associações de Coimbra – Casa de Angola e Casa Lusófona – tendo conseguido, neste primeiro encontro, envolver a Associação de Apoio ao Imigrante (Aveiro), Associação Mais Brasil (Porto), Associação Portugal-Moçambique (Porto), Liga dos Chineses (Porto) e Associação Luso Africana (Porto). “O objectivo é criar uma instituição que represente as diversas associações de imigrantes, que possa ter voz junto dos organismos do Estado português”, referiu Bento Monteiro. Caberá a essa federação pronunciar-se sobre questões como “a legalização, o acolhimento”, ou, acerca “da lei da nacionalidade, ou da nova lei da imigração”.

Untitled

Notícia do Público: Cerca de 150 jovens de todo o país partem hoje da Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, no “Comboio Escolhas” à descoberta de Portugal e à procura de novas experiências. O “Comboio Escolhas” é uma iniciativa da Associação Juvemedia e do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME). Os jovens que embarcam nesta aventura são maioritariamente provenientes dos projectos do Programa Escolhas, iniciativa que visa apoiar a integração social de crianças e jovens mais desfavorecidos e problemáticos, com especial incidência nos descendentes de imigrantes.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: Até Agosto, Portugal terá uma Juventude Nacionalista. Será a «jota» do Partido Nacional Renovador (PNR). No passado mês de Junho, a convenção nacional elegeu uma nova direcção com José Pinto-Coelho à frente do partido, que quer maior visibilidade e pugna pela união de várias tendências nacionalistas, entre identitários, salazaristas, nacionais-sindicalistas, monárquicos, ex-combatentes.

Untitled

Notícia do Público, Portugal Diário, Correio da Manhã: A extrema-direita tem vindo a recrutar estudantes em várias escolas secundárias do país desde o início do ano, noticia hoje o semanário “Expresso”. Estas acções são levadas a cabo pela Juventude Nacionalista, secção de jovens do Partido Nacional Renovador (PNR), e foram notadas pela PSP em escolas de, pelo menos, 19 concelhos em vários pontos do País.

Untitled

Notícia do Público, Portugal Diário, Correio da Manhã: O presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, Rui Pereira, admitiu hoje que o recrutamento de jovens nas escolas secundárias pela extrema-direita é preocupante, mas desdramatizou as consequências desta situação. “Estas situações são sempre preocupantes, mas não atingem uma dimensão onde o Estado de Direito democrático está em perigo”, afirmou.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse hoje que não acredita que os jovens portugueses se deixem seduzir pela extrema-direita, comentando uma notícia do Expresso, que dava conta do recrutamento de estudantes nas escolas secundárias.