Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): A imprensa desportiva espanhola foi unânime ao condenar os insultos racistas dirigidos ao avançado do Barcelona, Samuel Eto’o, no encontro de sábado, em Saragoça. Farto de ser insultado, Eto’o ameaçou abandonar o relvado, depois da meia-hora de jogo, mas acabou por se demovido pelo árbitro Esquinas Torres e pelos companheiros.

Untitled

Notícia do Público: Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) eleitos pelo distrito de Setúbal estão “solidários” com os moradores do Bairro clandestino Quinta da Caiada, que vai ser demolido em Março, e pediram “explicações urgentes” à Câmara de Setúbal sobre os critérios de realojamento. A posição de defender o realojamento de todos dos moradores é partilhada pelo Centro Cultural Africano, uma associação que tem dado apoio aos clandestinos e que pede ao presidente da câmara para “reconsiderar”.

Untitled

Notícia do Portugal Diário e Diário Digital: As brasileiras, ucranianas e cabo-verdianas em Portugal sentem-se discriminadas e desprezadas por trabalharem nas limpezas e por serem imigrantes, revela um estudo que será apresentado esta quinta-feira, coordenado pela investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Karin Wall.

Untitled

Notícia do Público: O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, acaba de constituir os gabinetes das comunidades e das colectividades, duas promessas eleitorais inscritas no programa dos 180 dias do executivo camarário. Carmona Rodrigues explicou que a criação destes gabinetes tem por objectivo ouvir as “vozes dos cidadãos” e dar uma resposta rápida às solicitações das comunidades (imigrantes e religiosas) e das colectividades (regionais, locais, culturais ou desportivas).

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: O Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, manteve ontem a condenação a 16 anos de cadeia aplicada a cada um de dois irmãos ciganos, acusados do homicídio qualificado de outro indivíduo, da mesma etnia, em Setembro de 2001, no Calhariz de Benfica, Lisboa.

Untitled

Notícia do Público, TSF, Diário Digital e Portugal Diário: A proposta do Governo de alteração à lei da nacionalidade é hoje aprovada em votação final global no Parlamento. O diploma tem apoio certo do PS e que deverá passar sem votos contra. “A nova lei da nacionalidade é um passo importante contra a exclusão”, afirmouo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. A proposta de lei que hoje será aprovada permite a atribuição da nacionalidade portuguesa a imigrantes de terceira geração, desde que tenham um progenitor nascido em Portugal.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: A PSP de Faro em colaboração com o Comando de Lisboa deteve domingo na capital cinco pessoas, de nacionalidade romena, suspeitas de serem as responsáveis por uma onda de furtos em várias superfícies comerciais do país, informou hoje fonte daquela polícia.