Untitled

Notícia do Público e Portugal Diário: Os doentes dos PALOP com cancro, insuficiência renal e outros diagnósticos graves, transferidos para Portugal ao abrigo de acordos de saúde, são instalados em apartamentos repletos de baratas e ratos, sem quaisquer condições de segurança e conforto. Muitos deles marcados pela morte prematuramente, vêem-se abandonados nos seus quartos imundos, húmidos e escuros, longe do seu país, longe de Portugal, longe da vida. A embaixada de Cabo Verde, responsável por mais de 90 por cento destes alojamentos, admite a situação, mas lamenta não ter meios financeiros para propiciar melhores condições.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: É a primeira vez em Portugal que um agente de autoridade é julgado por homicídio cometido no exercício da sua missão. A vítima é um civil, que tentou fugir no decurso de uma investigação de tráfico de droga, e morreu com um tiro na testa disparado pela arma que o militar empunhava. Os investigadores sabiam que eram de etnia cigana e transaccionavam o produto numa zona de pinhal perto de Vale de Cortiço. Mas a operação correu mal: não foi detectada qualquer droga e um dos supostos criminosos foi morto a tiro.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Portugal Diário: O Brasil quer intensificar a parceria com a Polícia portuguesa para combater as redes de tráfico de mulhereXs que utilizam Portugal como porta de entrada na Europa. A declaração foi proferida, ontem, pelo deputado brasileiro André Costa, que esteve em Lisboa para participar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre emigração ilegal.

Untitled

Notícia do Portugal Diário (Internacional): A Espanha, França e Itália querem lançar a iniciativa “Schengen do mar” para enfrentar com eficácia a forte pressão da imigração ilegal, apostando no patrulhamento intensivo de algumas costas do norte do Mediterrâneo.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias, Portugal Diário, Diário Digital, Correio da Manhã e Público (Internacional): O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, defendeu perante a Assembleia Nacional uma reforma da política de imigração em França para que o país deixe de acolher «aqueles que mais ninguém quer no mundo». Sarkozy considerou «perigosas» as regularizações de centenas de milhares de imigrantes clandestinos pelos Governos italiano e espanhol, «porque representam um incentivo considerável em toda a Europa». Medidas prometidas incidem sobre casamentos mistos, reagrupamento familiar e vistos para estudantes estrangeiros.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: A população estrangeira a residir legalmente em Portugal não contribui apenas para estabilizar demograficamente o país, tendo aumentado em 6% em relação a 2003, quando estavam inscritos 250.231 cidadãos. Em 31 de Dezembro de 2004, mais de metade (53,5%) dos 265.361 cidadãos imigrantes representava também uma contribuição para a força de trabalho, pois encontrava-se na idade activa jovem, isto é, com 15 a 39 anos.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Perante uma sociedade cada vez mais multicultural, é preciso ” lançar um olhar sobre o indivíduo”. O alerta foi deixado, ontem, por Martine Addallah-Pretceille, professora da Universidade de Paris VIII , no Colóquio Interdisciplinar “Multi/Inter-culturalismo e Educação” , que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Untitled

Reportagem do Jornal de Notícias: Jovens renunciam ao Portugal do interior. Fenómeno comum a todos, incluindo os imigrantes de Leste. “É verdade sim. Os de Leste chegam cá e passado pouco tempo também percebem que não vão ganhar nada que se veja… porque aqui não há nada. Assim também vão com eles. Moram cá e trabalham lá. Vêm de 15 em 15 dias como os outros”, esclarece um bombeiro.