Untitled

Notícia da SIC: Cerca de 250 crianças do ensino básico ficaram hoje sem aulas no Bairro das Galinheiras, em Lisboa. A escola foi fechada a cadeado pelos pais na sexta-feira passada e novamente esta manhã, porque temem que os filhos possam contrair Hepatite A. O diagnóstico foi confirmado, na semana passada, numa aluna de 10 anos que deu entrada no Hospital de Santa Maria.

Untitled

Notícia do Público: Os imigrantes, os refugiados e os requerentes de asilo com poucos recursos, que beneficiam de um subsídio do Estado para retornarem aos seus países de origem, estão impedidos de regressar a Portugal no prazo de cinco anos, a contar do momento em que partiram. Portugal é o único país com este tipo de proibição. A responsável pelos programas de Retorno Voluntário da OIM em todo o mundo, Nicolette Giordano, disse ao PÚBLICO que esta medida é da responsabilidade dos governos, mas mostrou-se muito crítica relativamente ao que se passa em Portugal.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: São estrangeiros que vivem à margem da lei. Este ano, entre Janeiro e Setembro, o serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detectou 3604 casos. Destes ilegais, 398 foram expulsos à força, 152 dos quais por crimes que cometeram. Um valor que em nove meses já quase perfez o total de todo o 2004, ano em que foram expulsos 162 imigrantes que cometeram crimes.

Untitled

Notícia do Portugal Diário: A GNR e o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) estão a participar numa grande operação internacional de controlo de imigração ilegal no sul de Espanha. A operação Alhambra só termina esta quinta-feira mas já foram detidos 460 africanos que tentavam entrar ilegalmente na Europa. Autoridades de Itália, Marrocos e Espanha também estão envolvidas na missão.

Untitled

Notícia do Público: A Câmara de Cascais terminou ontem, no Bairro das Marianas, a demolição de quatro barracas que deveriam ter sido derrubadas no dia anterior. Na terça-feira à tarde, activistas da Associação Solidariedade Imigrante (ASI) e moradores colocaram-se em cima dos telhados erguendo faixas de protesto, tendo conseguido o adiamento dos trabalhos.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Aministia denuncia expulsões ilegais. As fronteiras dos enclaves espanhóis de Ceuta e de Melilla, no Norte de Marrocos, são “zonas onde parece não existir Estado de direito”. A denúncia partiu da Amnistia Internacional (AI) que ontem regressou de uma missão de 10 dias nos dois enclaves e em três cidades marroquinas.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Morreu Rosa Parks. Como tantos negros no Sul dos EUA, a existência da costureira do Alabama que se tornou ícone da luta contra a segregação parecia condenada ao sofrimento, se tudo não tivesse mudado em 1 de Dezembro de 1955, quando se recusou a ceder lugar num autocarro a um passageiro branco. O seu exemplo provocou uma revolta popular sem precedentes, liderada por um (à época) desconhecido reverendo, Martin Luther King.

Untitled

Notícia do Público (Internacional): Poucas horas antes de um relatório do Ministério do Interior de Rabat confirmar que quatro dos seis imigrantes mortos no enclave de Melilla foram alvo dos disparos da polícia de fronteiras de Marrocos, foram conhecidas novas informações sobre o envio para o deserto do Sara de migrantes capturados junto aos enclaves de Melilla e Ceuta.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e Público: Meia centena de moradores do bairro das Marianas, em Cascais, concentrou-se ontem junto às suas barracas para tentar impedir que as máquinas demolissem seis casas. A operação, no âmbito do Plano Especial de Realojamento (PER), deveria ter tido início às 9 horas, mas a barreira criada pelos populares acabou por atrasar os trabalhos e implicar um reforço policial.