Untitled

Notícia do Público: A Câmara de Setúbal está a distribuir, pelos inquilinos dos bairros sociais, o Manual do Morador que pretende envolver a população na melhoria da imagem da cidade. A par do Programa de Requalificação das Áreas Suburbanas de Lisboa (Proqual), que promete resolver os problemas do edificado, aos moradores pede-se colaboração para a higiene e limpeza. Mas na primeira reunião de distribuição do manual, na passada quarta-feira, no Bairro 25 de Abril, os cerca de 30 residentes que marcaram presença preferiram destacar as preocupações em relação às obras em curso, deixando a higiene e limpeza em segundo plano.

Untitled

Notícia do Público: O Parlamento aguarda por uma proposta do Governo para discutir uma nova lei da nacionalidade. Já foram apresentados três projectos – do PCP, BE e do PEV – mas, a pedido do Executivo, foi decidido esperar por uma proposta governamental para, nessa altura, fazer a discussão de todos os articulados. Esta informação foi avançada anteontem à noite pela deputada do BE Ana Drago, no decurso de uma audição pública que aquele partido organizou com várias associações de imigrantes, no Parlamento.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias e do Primeiro de Janeiro: O projecto de realojamento de uma comunidade cigana, que vive em barracas, na cidade de Bragança, não está a corresponder às expectativas da Pastoral dos Ciganos, devido a dificuldades de implantação no terreno. O principal obstáculo prende-se com a resistência dos residentes nos locais previstos para receber aquela comunidade, confirmou Fátima Castanheira da Pastoral dos Ciganos de Bragança. O projecto da Câmara prevê o realojamento das famílias em diversas aldeias, escolhidas pelos próprios ciganos.

Untitled

Notícia do Público: A maioria dos filhos dos imigrantes de origem africana identifica a sua identidade nacional com o país de origem dos pais, apesar de ter nascido ou residir em Portugal desde tenra idade. A conclusão é de um estudo da autoria de Fernando Machado, docente de Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e do Trabalho (ISCTE), apresentado ontem durante o Congresso de Serviço Social, que decorre até hoje na Escola Superior de Educação de Leiria. Fernando Machado esclareceu que os únicos jovens inquiridos que se sentem portugueses pertencem a classes médias ou altas. “O facto de estarem mais integrados no país faz aumentar o seu sentido de pertença”, explica.

Untitled

Notícia do Diário Digital: Especialistas na área do Serviço Social reunidos em Leiria consideraram hoje que a falta de condições económicas das minorias étnicas em Portugal é o principal factor de exclusão social destes imigrantes. A falta de acesso à cidadania portuguesa dos filhos de imigrantes foi também criticada, considerou-se que este problema complica ainda mais a integração social destes cidadãos.

Untitled

Notícia do Primeiro de Janeiro: O Tribunal de Braga investiga uma gerente do restaurante Carvão Preto de Celeiróz, Braga, por suspeita dos crimes de auxílio à imigração ilegal e angariação de mão de obra ilegal, disse à Lusa fonte judicial. Segundo a fonte, o inquérito foi aberto pelo Ministério Público após uma rusga realizada há uma semana ao restaurante – situado no chamado Parque Empresarial de Celeiróz – pela delegação de Braga do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e onde foram encontrados seis cidadãos brasileiros a trabalhar ilegalmente.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Um homem de 24 anos foi atingido com dois tiros de pistola disparados por um irmão, durante uma rixa ocorrida às 02h00 de ontem num acampamento cigano situado na Quinta do Peso, Nelas. Segundo os familiares dos envolvidos, o autor dos disparos, que se encontra a monte, agiu em defesa do pai, “que estava a ser agredido pelo filho””.

Untitled

Notícia do Público e do Portugal Diário: O número de estrangeiros em Espanha atingiu no ano passado os 3,69 milhões, ou seja 8,4 por cento da população do país, com os portugueses, num total de 65.600, a ocuparem o 14º lugar. Segundo dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os estrangeiros – mais 650 mil do que no ano passado – foram os grandes “responsáveis” pelo aumento global (770 mil pessoas) da população residente em Espanha no final de 2004, que era de 43,97 milhões.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: As autoridades já identificaram os ‘cabeças rapadas’ que integravam o grupo que, na madrugada de 17 de Abril, deixaram um rasto de destruição em dois bares de Peniche: são ‘skinheads’ portugueses, maioritariamente originários de Lisboa, e alguns pertencem ao PHS – Portugal, com ligações estreitas ao movimento Hammerskin, uma organização de extrema-direita, violenta, com forte presença em Itália e nos EUA.