Untitled

Notícia da TSF, Correio da Manhã, Diário Digital e Diário de Notícias: O PCP/Coimbra exigiu hoje que fosse recolhido imediatamente um inquérito para apurar o grupo cultural de origem dos alunos, em que é perguntado se é português, europeu, africano, cigano ou brasileiro. «Faz-se chegar às escolas um formulário que diz às crianças que ser cigano não é compatível com ser português, ou com ser africano, ou com o facto de ser europeu. É esta desinformação perfeitamente xenófoba que o Ministério da Educação faz chegar às escolas», lamentou a deputada comunista Luís Mesquita, que pede explicações ao Ministério da Educação.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: Sobre fortes medidas policiais, 59 ciganos foram, ontem, obrigados a abandonar um terreno, situado no Lugar da Pedra Branca, em S. João da Madeira, que ocupavam há cerca de 20 anos. Pelas oito horas, cerca de 50 agentes, entre os quais elementos do Corpo de Intervenção do Porto, irromperam pelo acampamento, acompanhados por três camiões de uma empresa de mudanças, uma retroescavadora e um técnico da EDP, que cortou a energia eléctrica.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias [União Europeia]: O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, Ruud Lubbers, mostrou-se ontem preocupado com os dois projectos da União Europeia sobre o direito de asilo. Lubbers sustenta que “o efeito combinado desta série de medidas significa que a UE aumentará consideravelmente as probabilidades de fazer regressar ao seu país de origem, pela via da força, refugiados de boa fé”; e alerta, ainda, para a possibilidade do “efeito dominó” destas medidas, em relação a outros países.

Untitled

Notícia do Diário de Notícias: Jorge Sampaio reconheceu ontem que a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal tem tido uma grande capacidade de adaptação. Mas não deixou de avisar que o Governo português e outras entidades nacionais «tudo deverão fazer» para assegurar que o processo de integração daquela que é a mais antiga comunidade de imigrantes em Portugal se faça de forma plena.

Untitled

Notícia do Público [Internacional]: Um grupo de dez norte-americanos descendentes de escravos levados de África para os Estados Unidos colocou um processo num tribunal nova-iorquino contra a seguradora Lloyd’s. Os queixosos pretendem apresentar provas de DNA que os ligam a ancestrais escravizados e querem que a firma seguradora pague enormes compensações pelo seu papel no tráfico de escravos.

Untitled

Notícia do Primeiro de Janeiro: O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante do Porto inaugurou as suas instalações na Rua do Pinheiro. O funcionamento desta entidade será em tudo semelhante às lojas do cidadão, visando dar resposta aos problemas da população estrangeira. O edifício apresentado formalmente na terça-feira é composto por três pisos, onde está situada uma série de serviços de apoio. O Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas avaliou este passo como um estádio intermédio no processo de acolhimento.