Untitled

Notícia do Público: O filme “Paixão” de Mel Gibson sobre as últimas doze horas da vida de Cristo esteve no centro de uma grande controvérsia nos últimos dias. “The Passion of the Christ” despertou preocupações de que pudesse incitar anti-semitismo, e houve também um debate sobre a veracidade histórica do seu retrato da morte de Jesus. A controvérsia atraiu a atenção de muitos espectadores.

Untitled

Notícia do Correio da Manhã: Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia que vai impor restrições no acesso de cidadãos dos futuros membros da comunidade ao seu mercado de trabalho. Até ao momento, só a Irlanda não tenciona pôr em prática uma prerrogativa que é concedida aos Quinze pelos tratados de adesão dos dez novos membros. As medidas estão a irritar os países aderentes.

Untitled

Notícia do Jornal de Notícias: O número de estrangeiros inscritos nos centros de Emprego era, no fim de Janeiro, 18 735, encontrando-se a maioria dos desempregados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o número de desempregados subiu cerca de 2% em relação a Dezembro, quando existiam 18 393 imigrantes sem trabalho. O desemprego atinge maioritariamente os imigrantes oriundos de Cabo Verde (2938), do Brasil (2931), de Angola (2790) e da Ucrânia (2395).

Untitled

Reportagem do Público: As publicações destinadas às comunidades imigradas em Portugal, que começaram a surgir nas bancas há cerca de dois anos e meio, parecem ter vindo para ficar. Sobretudo ligadas às comunidades de emigrantes eslavos, publicam-se na língua do público a que se destinam (em russo e em romeno), havendo um caso de uma revista bilingue.